Justiça mantém Caminho do Colono Fechado
Depois de ter sido fechado em 2002, o leito da estrada ainda não foi tomado pela mata
Governo Municipal
qui, 09 dez 2010 - 11:50 | atualizado sex, 22 mar 2024 - 08:43
A proposta apresentada pelos 18 municípios que buscam a reabertura do Caminho do Colono foi recusada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. Os três desembargadores que avaliaram o caso decidiram por manter fechada a estrada que liga Serranópolis do Iguaçu no Oeste a Capanema no Sudoeste.
Segundo o secretario de Indústria e Comércio de Serranópolis do Iguaçu, Marcelo Sergio Sehn os municípios pleiteavam por uma estrada ecológica que possibilitasse o contato com o Parque Nacional do Iguaçu e onde fosse contada a história do Caminho do Colono.
O que percebemos na justificativa dos desembargadores é que eles confundem a reabertura de uma estrada que existe a mais de 100 anos com uma tentativa de abertura. Todos tratam como se ela nunca tivesse existido. Faz 25 anos que está fechada, quem julgou é de Porto Alegre e não sabe onde fica, não conhece a história e nem a realidade do Caminho do Colono, frisa Marcelo.
O vice-prefeito e secretário de Saúde e Ação Social de Serranópolis do Iguaçu, Luiz Ferri, também acompanhou a decisão da Justiça em Porto Alegre e afirma que ficou surpreso com a decisão. Tivemos esperança durante um ano, mas não temos nenhum órgão a nosso favor, apenas os 18 municípios que sabem a perda para o desenvolvimento que o fechamento da estrada representa, defende. Não queremos prejudicar a natureza, mas também queremos uma forma de minimizar o impacto gerado na economia local, completou Ferri.
Marcelo alega que o fechamento da Estrada do Colono interrompe o desenvolvimento à 25 nos. Ele aponta que os municípios buscam a preservação, não a invasão, mas querem também garantir o direito de ir e vir, por uma estrada mais antiga que o Parque Nacional e é essa história que querem manter viva. A nossa proposta é que gostaríamos de manter um contato com Parque Nacional, através de uma estrada turística aproximando comunidade e meio ambiente. Hoje a única impressão que temos é de um muro verde que nos separa de Capanema, sem nenhum contato ou ligação com Parque defende.
RECURSO
Agora os 18 municípios que buscam a reabertura devem se reunir para avaliar a possibilidade de recorrer para o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília.
Precisamos avaliar os custos e decidir se esse recurso será válido. No STF o pedido será avaliado por sete juízes e não três como em Porto Alegre, destaca Marcelo.
HISTóRIA
A luta pela reabertura da Estrada do Colono iniciou em 1986 quando a justiça definiu que a estrada fosse fechada. Desde então diversas manifestações foram realizadas e a estrada já foi reaberta pela população, mesmo sem autorização da justiça.
Em 2002 a estrada foi novamente fechada através de ação policial e os municípios continuam buscando o direito de ir e vir. Esta estrada foi utilizada pela Coluna Prestes e depois que existia a estrada criou-se O Parque Nacional do Iguaçu. O pedido que motivou o fechamento foi uma liminar na qual a então administradora pedia que a estrada não fosse asfaltada, mas juíza não compreendeu e determinou o fechamento em 1986, conta Marcelo.
Os secretários de Serranópolis questionam ao final da entrevista, até que ponto o Parque Nacional do Iguaçu é intangível se em Foz do Iguaçu há visitação, assim como na Argentina uma estrada corta o mesmo Parque.
Assessoria de Imprensa
09/12/2010
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos