Empreendedores no ramo alimentício discutem implantação do SUSAF em Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
29/07/2021 21h00

Na última quarta-feira (28), empreendedores de Serranópolis do Iguaçu que atuam no ramo alimentício estiveram reunidos com o vice-prefeito Gilberto Marsaro para discutir a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF-PR.

O principal objetivo desta implantação é que com este selo as agroindústrias locais que estão enquadradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), poderão comercializar seus produtos livremente entre os municípios do Estado. O Susaf-PR envolve um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústrias familiares, de produção artesanal e de agroindústria de pequeno porte.

Para o vice-prefeito o sistema é importante também na geração de emprego, "Com os produtores se desenvolvendo e ampliando a capacidade de comercialização dos produtos, conseqüentemente vai gerar emprego e renda para outras pessoas que futuramente possam vir trabalhar nessas agroindústrias" finaliza.

A Adapar é responsável pela coordenação da Câmara Técnica do sistema, também composta por representantes da Secretaria da Agricultura, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar Emater (IDR-Paraná) e Secretaria de Estado da Saúde

ADESãO - para solicitar a adesão, os municípios ou consórcios precisam ter um Serviço de Inspeção Municipal (SIM) estruturado, com Médico Veterinário responsável e um sítio eletrônico oficial onde serão colocados os estabelecimentos registrados no SIM e aqueles aderidos ao Susaf.

O município de Serranópolis do Iguaçu está organizando a documentação necessária e demais requisitos para futuramente solicitar a adesão do SUSAF e beneficiar os pequenos produtores.

Nesta primeira reunião estiveram presentes Gilvan Malacarne e Clayton Romanzini, porém a prefeitura está de portas abertas para receber os empreendedores que buscam mais informações sobre projetos e sistemas que venham beneficiar estes empresários.