NOTA DE ESCLARECIMENTO
Secretaria de Saúde
seg, 31 mar 2014 - 13:24
O chumbinho é um produto utilizado irregularmente como raticida, clandestino e sem registro em órgãos competentes, de elevado risco de intoxicação.
O principal produto ilegalmente fracionado como chumbinho, o agrotóxico Temik 150 (Bayer Cropsciences) tem como ingrediente ativo o ALDICARBE, classe toxicológica I (extremamente tóxica), teve seu registro cancelado em 06/07/12 no Ministério da Agricultura e não poderá mais ser comercializado em todo o território nacional, mesmo com a finalidade agrícola.
Também foram encontrados em análises laboratoriais, outros carbamatos como metonil, carbofurano e organofosforados de uso agrícola sendo usados indevidamente e que também levam a intoxicação gravíssima a humanos e animais. Sendo que a procura pelo produto continua intensa, o comércio clandestino é o único modo de se obter o produto, pois quadrilhas de contraventores, que adquirem o produto de forma criminosa (através de roubo de carga, contrabando a partir de outros países, fracionam e/ou diluem e revendem no comércio informal).
Porém, comercializar, utilizar ou manter o produto no estabelecimento ou em casa é crime por contrariar a legislação sanitária vigente, por expor ao risco de morte a própria vida e dos demais moradores, pelo que é altamente tóxico. Muitas pessoas não sabem o risco que correm ao manter esse produto em casa.
Os principais sintomas nos casos de ingestão da substância são: vômito, suor intenso, alteração na visão, dor abdominal, diarréia, tremores e taquicardia, podendo evoluir para a morte. Caso ocorra a ingestão acidental do veneno, deve-se procurar imediatamente atendimento médico e levar o frasco contendo o produto.
Ao contrário do que muita gente pensa, por ser um veneno agrícola de elevada toxidade aguda, de forma que a morte do roedor ocorre poucos instantes após sua ingestão, o que dá a falsa impressão ao consumidor de que o produto é eficiente. Porém ele induziu a óbito ratos idosos, doentes e jovens não reprodutivos, e os demais ratos da colônia não comem e fogem para a vizinhança, se reproduzindo e dando continuidade à infestação. Ou seja, o problema não foi resolvido. Usando raticidas com registro na ANVISA (cumarínicos), que agem como anticoagulante, a morte do animal é mais lenta, fazendo com que todos os ratos da colônia ingiram o veneno, tornando-se um controle eficiente.
Para a sua proteção, de sua família e de seus animais domésticos procure orientação para realizar o controle de pragas e roedores.
A compra e venda de chumbinho é crime. Denuncie pelo fone (45) 3236 1656.
Caso o produto seja encontrado no comércio, o estabelecimento sofrerá as sanções previstas no Código Penal e no Código de Saúde do Estado.
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos