Duas turmas concluíram aulas de Piscicultura em Serranópolis
30 alunos participaram das atividades teóricas e práticas
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
seg, 19 mar 2018 - 08:09
Na semana passada foi encerrado o cronograma de atividades do curso de Piscicultura Básico. Foram 4 dias de trabalhos, onde participaram 30 alunos, divididos em duas turmas.
O curso foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em uma parceria com o Sindicato Rural e SENAR.
Janete Armstrong, Engenheira Agrônoma, e também produtora rural, foi a responsável em repassar todas as informações, já que ela é instrutora do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Janete cita os principais assuntos abordados durante os treinamentos teóricos, sendo eles: o mercado atual da piscicultura, espécies de peixes, engorda, crescimento, abate e industrialização, especialmente a tilápia, já que é a espécie mais produzida nesta região.
Já nas aulas práticas, realizadas na propriedade da família Sponchiado, foram trabalhados: despesca do peixe, sexagem (diferenciação de fêmea e macho), anatomia e indentificação de órgãos, para que possa ser identificado qualquer problema com relação à saúde do peixe.
TILáPIA
De acordo com Janete, “a Tilápia é um peixe bastante rústico, se adaptou muito bem na região, embora não seja um peixe Brasileiro, é um peixe exótico, não sendo nativo do Brasil - embora tenhamos espécies maravilhosas, a exemplo do Pacu e Pintado – é um peixe de fácil tratamento, engorda rapidamente, com 6 a 8 meses de engorda já pode ser colocado no mercado, é um peixe que responde ao tratamento, principalmente nas épocas quentes. é um peixe de safra”, diz ela.
SERRANóPOLIS DO IGUAçU
Ainda de acordo com a Engenheira Agrônoma, o incentivo do Poder Público é essencial. “Eu fiquei feliz quando cheguei aqui. Primeiro o curso já foi na Prefeitura, então nós vimos que existe esse apoio através dos técnicos, a EMATER, e outros órgãos que também estão apoiando. Este curso foi solicitado pela Prefeitura. Os alunos tiveram a oportunidade de ver a parte teórica na sala de aula e em campo as atividades práticas”, cita Janete.
A característica dos participantes foi mesclada, com alguns iniciantes, pessoas que já estão na piscicultura e vieram aprimorar os conhecimentos, e alguns que ainda estão começando com o licenciamento ambiental.
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos