página inicial

Governo Municipal firma termo de fomento para fortalecer a Fanfarra do Colégio Pedro Américo

Parceria com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Pedro Américo garante investimento de R$ 40 mil para ampliar as atividades de música e danças voltadas a crianças e adolescentes até julho de 2027

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
ter, 07 jul 2026 - 08:27 | atualizado ter, 07 jul 2026 - 08:38

Governo Municipal firma termo de fomento para fortalecer a Fanfarra do Colégio Pedro Américo

O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu assinou, nesta segunda-feira (6), um Termo de Fomento com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Pedro Américo (APMF) para a execução do projeto "Musicalização/Fanfarra Estudantil". O investimento é de R$ 40 mil, com vigência até julho de 2027, conforme Plano de Trabalho aprovado.

A iniciativa tem como objetivo a continuidade do projeto, promovendo a formação musical, artística, cultural e cidadã de crianças e adolescentes do município, ampliando o acesso ao ensino da música e da dança por meio das atividades da fanfarra estudantil.

Neste ano, o projeto passa a atender oficialmente estudantes do Colégio Presidente Kennedy e também da rede municipal de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizado, integração e desenvolvimento por meio da prática musical e das apresentações culturais.

O prefeito Gilberto Marsaro, destacou que a formalização do termo de fomento representa o resultado de um trabalho desenvolvido para fortalecer a fanfarra estudantil no município. "Foi algo bastante trabalhoso, que a gente vem discutindo há algum tempo, buscando alternativas para fomentar a fanfarra do nosso município. Com a assinatura do termo de fomento, será possível ajudar no pagamento dos professores que vão preparar essa criançada e também na manutenção dos equipamentos e de toda a estrutura", afirmou.

Conforme um dos idealizadores e integrante da fanfarra, Daniel Grassi, a parceria permitirá a ampliação das atividades e o retorno de um dos grupos mais tradicionais das apresentações. "A gente agradece à administração municipal, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por abraçar essa causa e acreditar no projeto da Fanfarra do Colégio Pedro Américo, que idealizamos em 2023 e hoje podemos ampliar para toda a rede escolar do município. O termo de fomento vem em boa hora, pois vamos conseguir ativar o nosso corpo de balizas, que já conta com mais de 50 inscritas", destacou.

Além das atividades formativas, a fanfarra representará Serranópolis do Iguaçu em eventos promovidos pelo município e também em apresentações realizadas na região, incentivando o protagonismo dos estudantes e valorizando a cultura local.

A formalização do termo de fomento reforça o apoio do Governo Municipal às ações desenvolvidas em parceria com entidades locais, contribuindo para a oferta de atividades complementares que promovem o desenvolvimento educacional, cultural e social de crianças e adolescentes.

Fotos

Clique sobre a imagem para ampliar.