Esclarecimento sobre cobrança de Taxa de Coleta de Lixo
Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
ter, 18 mar 2014 - 13:46
Nos últimos dias a Sanepar entregou junto com a conta de água um boleto para pagamento da Taxa de Coleta de Lixo Urbana. A Administração Municipal esclarece esta cobrança:
O pagamento da taxa é obrigatório por lei, porém o cidadão tem a opção de fazer o pagamento à vista, quitando este boleto até o dia 10 de abril de 2014; ou então, pode desconsiderar o boleto e aguardar a cobrança parcelada, que será incluída nas contas de água a partir do mês de maio, sendo que o valor devido será dividido em 12 vezes iguais, sem acréscimo de juros.
Com esta alteração a taxa não será mais cobrada junto com o carnê do IPTU, como era feito anteriormente. A mudança foi realizada por orientação do Tribunal de Contas do Paraná.
O valor cobrado, a partir de 2014, é estabelecido com base na média de consumo de água do ano anterior, no caso 2013. Antes disso a cobrança tinha como referência a área construída de cada imóvel. Esta mudança foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores através da Lei 1.113/2013.
A maioria dos imóveis (666 dos 1152 contribuintes) recebeu a taxa no valor de R$ 98,76, que dividida em 12 vezes, resultará na cobrança de R$ 8,23 por mês. Este valor é um dos mais baixos de todo o Estado do Paraná, e quando comparado com a maioria dos municípios da nossa região percebe-se que pagaremos menos que a metade do que os moradores das cidades vizinhas.
Em um mês, a quantidade média de recolhas realizadas em um imóvel é de 12 (3 vezes por semana), sendo assim, estes usuários pagarão 68 centavos por coleta, sendo que a taxa também inclui a triagem do lixo e a destinação correta do reciclável para indústrias que o reaproveitam e do orgânico para o aterro sanitário.
Cabe ressaltar que o custo aproximado, por ano, para a manutenção de todo esse serviço de coleta de lixo urbana é de aproximadamente 140.000 reais. Se todos os usuários pagarem sua taxa, o Município recolherá 128.865,48 reais. Ou seja, mesmo com a mudança, a taxa não cobrirá as despesas, que, por exigência da lei de responsabilidade fiscal, devem ser pagas pelos usuários e não pelo Município.
O Departamento Tributário da Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu está à disposição da população para eventuais esclarecimentos que sejam necessários. O telefone para contato é 3236 1122.
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos