Grupo Corda e Fole faz primeiros shows
O grupo é composto por sete violões e três gaitas, duas ponto e uma piano
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
qui, 17 jun 2010 - 05:28
O Grupo Corda e Fole de Serranópolis do Iguaçu começa a conquistar fãs na região depois de suas duas primeiras apresentações. A primeira em Serranópolis do Iguaçu, na presença de mais de duas mil pessoas, emocionou o prefeito José Arlindo Sehn, entusiasta do projeto de criação do grupo. Em Medianeira, dias depois, os dez integrantes tiraram aplausos do público em evento que destacou o turismo e a cultura. A próxima apresentação é amanhã dia 18, na escolinha de governo no auditório FAG, em Cascavel. Mas para que os primeiros shows acontecessem, muito trabalho teve que ser feito.
No inicio de 2010 o prefeito José Arlindo Sehn, desafiou os professores que a seis anos dão aulas no município, para que criassem um grupo de shows composto por alunos das oficinas culturais, para apresentações em eventos locais e regionais levando o nome de Serranópolis do Iguaçu.
Imediatamente os irmãos Mazzola concordaram com a proposta, e preparam seu primeiro show em menos de três meses de trabalho.
Os dois queriam um grupo de violão e gaita, que resgatasse as culturas diversas nas várias regiões do país. Apresentaram o projeto para a administração pública de Serranópolis do Iguaçu incluindo no grupo crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos que encontraram na música uma forma de aprendizado e cultura, entendem os irmãos. Começamos do zero. O município fez os investimentos em instrumentos e aparelhagem de som e começamos com as aulas”, explica Alesandro. O grupo é composto por sete violões e três gaitas - duas ponto e uma piano -. Nossa proposta é promover os estilos de todo o Brasil, mas em princípio começamos com músicas gaúchas, tradicionalistas e sertanejas”, explica.
Recebemos elogios das primeiras apresentações e estamos contentes, vamos continuar ensaiando, e até o fim do ano nosso repertório deve ter cerca de 20 músicas”, conta Alesandro. Fellip explica que os irmãos desprendem bastante dedicação para que o grupo possa melhorar as qualidades técnicas e de apresentação a cada dia. Mas o mais difícil, talvez, é controlar a emoção, os sentimentos das primeiras apresentações, os primeiros aplausos, trabalhamos também com o lado psicológico”, acrescenta Fellip.
Os irmãos que têm grande destaque na música regional, dão aulas também em Medianeira, em escola particular, e em Missal através da prefeitura daquela cidade.
E o projeto não pára por aí, a idéia de Alesandro e Fellip é intensificar as aulas para despertar a outros jovens músicos a vontade de participar do Grupo Corda e Fole. Queremos integrar mais pessoas no grupo”, diz Fellip. Vale destacar que só conseguimos isso por que a administração e os alunos confiam em nosso trabalho”, conclui Alesandro.
Assessoria de Imprensa
17/06/2010
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos