Estímulo à leitura funciona em cidade sem livraria
A fórmula do sucesso na educação leva em conta estímulo à leitura, reforço escolar e acompanhamento de alunos
Governo Municipal
ter, 06 jul 2010 - 06:17 | atualizado sex, 22 mar 2024 - 08:37
Serranópolis do Iguaçu, cidade de 4,3 mil habitantes situada no Oeste do Paraná, não tem uma livraria sequer. Mas isso não foi empecilho para o município ser o primeiro colocado no Ideb em todo Paraná e ficar entre os 10 melhores do Brasil, com um índice de 7,2. A fórmula do sucesso na educação leva em conta estímulo à leitura, reforço escolar e acompanhamento de alunos.
único estabelecimento de 1.ª a 4.ª série da cidade, a Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu tem cerca de 460 alunos que frequentam o Ensino Médio, Educação Infantil e Eja – Educação para Jovens e Adultos.
Lá, várias iniciativas reforçam o rendimento dos alunos. Uma delas é o projeto Revisando o Conhecimento, no qual os estudantes precisam, além de responder questões do conteúdo, justificá-las. Todos os anos a cidade promove uma feira do livro. Essa foi a maneira encontrada para superar a dificuldade de acesso às obras escritas. Como a cidade não conta com livraria, os moradores precisam ir até Medianeira, município vizinho, para adquirir livros.
Somada a essas duas iniciativas, ainda há outra estratégia: a avaliação de rendimento escolar. Um professor é contratado para avaliar os alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado serve como parâmetro para a preparação das aulas que se adaptem às necessidades de aprendizado dos alunos.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Lopes, diz que a hora-atividade no município representa 20% da carga horária dos professores. Enquanto docentes preparam as aulas, os alunos ocupam-se com atividades de Educação Física, Inglês, além de oficinas de Matemática, leitura e escrita. Xadrez e oficina de informática também fazem parte do contraturno de alunos da 3.ª e 4.ª séries duas vezes por semana. Como já tínhamos esses projetos há um tempo, estamos vendo os resultados, diz a secretária. O índice de evasão no colégio é zero e de aprovação, 97%. Segundo a secretária, não há um porcentual fixo em relação ao investimento feito na educação, no entanto, nunca é abaixo do mínimo de 25%, como é estabelecido em lei. No último Ideb o índice de Serranópolis era de 5,8.
Fonte - Gazeta do Povo
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos