Agricultores aprendem a operar colheitadeiras

Administração Municipal incentiva profissionalização de produtores rurais

24/07/2013 06h35

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu e o SENAR, intermediada pelo Sindicato Rural de Medianeira, trouxe mais resultados positivos: agricultores participaram de curso de operação e manutenção de colhedoras automotrizes.

As aulas aconteceram nos dias 22 e 23 de julho, incluindo atividades teóricas e práticas, sob a orientação do instrutor Alcione Ristof. Foram repassadas noções básicas para a correta regulagem do equipamento.

O curso é essencial para quem for operar colheitadeira, pois além de entender o sistema complexo da máquina, o operador aprende sobre questões de segurança e redução de perdas. Porém, de acordo com o instrutor, ainda há muitos operadores que não participaram e que não estão aptos a trabalhar com as colheitadeiras, o que pode ocasionar acidentes.

Ainda de acordo com o instrutor, há uma constante renovação tecnológica e por isso as pessoas precisam estudar para aproveitar melhor as ferramentas que estão disponíveis. “Com a operação correta podemos garantir a segurança do condutor e demais trabalhadores envolvidos na colheita, e também diminuir as perdas resultantes de calibragem inadequada do maquinário”.

Os produtores rurais que tiverem interesse em participar deste ou de outros cursos oferecidos pelo SENAR devem se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3236 1122, na Secretaria.