página inicial

Início de colheita confirma excelente produção

Serranópolis do Iguaçu tem produtividade de soja acima da média

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
24/01/2013 09h16

Há uma semana os produtores de soja iniciaram o período de colheita. Desde 17 de janeiro, dia a dia, altos índices de produtividade aumentam a satisfação dos produtores.

A média de produtividade no território de Serranópolis do Iguaçu está em 150 sacas (60 kg) por alqueire, que representa 62 por hectare. Algumas propriedades chegam a atingir impressionantes índices acima de 190 sacas/alqueire.

O fator que mais influenciou a alta produtividade é, sem dúvidas, as condições climáticas, que nesta safra foram extremamente favoráveis. Também contribuiu para elevar os resultados a ausência da ferrugem, doença que afeta diretamente o rendimento da planta.

Com 95% da área com plantio de variedades precoces a previsão é que até 28 de janeiro já tenha sido realizada praticamente toda a colheita.

O plantio de precoces garantiu que as plantações estivessem prontas para a colheita antes da estiagem, mas trouxe uma preocupação. Estas variedades geram  plantas menores, que estão apresentando índices elevados de perdas.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente calcula uma estimativa de perda no momento da colheita de 5 sacas/alqueire, em média. O principal fator é a proximidade das vagens ao solo, característica que dificulta sua captação pelas colheitadeiras.

Apesar destas perdas, a notícia é boa. O Engenheiro Agrônomo Egídio Gotardo que está monitorando a colheita serranopolitana garante que os produtores estão satisfeitos. “Este é o município com melhores resultados na região, a produtividade desta safra em Serranópolis está excelente”, afirmou.