Realizado treinamento de poda de árvores frutíferas

O treinamento faz parte do Programa Doce Fruta de Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
20/07/2012 12h35

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMATER, desenvolveu nos dias 17, 18 e 19 de julho um treinamento prático sobre poda de árvores frutíferas.

A ação é continuidade do Programa Doce Fruta, que trouxe para a população serranopolitana a possibilidade de adquirir mudas de frutíferas a um custo bastante reduzido. O objetivo do Programa é ampliar os pomares caseiros do Município e sua produção, destinando o excedente para a comercialização e, ainda, aumentar o consumo local de frutas.

O instrutor do curso, engenheiro agrônomo Egídio Gotardo, explicou que: “Muitos pomares têm problemas de sanidade, baixa produtividade e excesso de ramos e galhos, que podem ser evitados quando é realizada a poda adequada, principalmente quando as plantas ainda são jovens”. Segundo ele, quando as plantas são novas é fácil fazer podas de formação, condução e posteriormente raleio de frutos.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vilson José Tavares, este curso foi fornecido para qualificar o cultivo e aumentar a produtividade das plantas, garantindo bom proveito das mudas adquiridas pelo Programa. “Os cuidados de hoje serão visíveis quando iniciar a produção dos frutos”, concluiu.