Administração Municipal intermedeia aquisição de frutíferas

Com a compra facilitada busca-se aumentar a produção e o consumo de frutas no Município

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
21/06/2012 07h34

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio das demais secretarias do Município de Serranópolis do Iguaçu, aplicou o Programa da EMATER “Doce Fruta”. Foram entregues mais de 1500 mudas de árvores frutíferas no dia 20 de junho, em Serranópolis do Iguaçu. Os 163 beneficiados tiveram acesso a mudas de alta qualidade com preço reduzido.

A atividade da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente consistiu em intermediar os pedidos e a entrega de mudas de árvores frutíferas entre os interessados e o viveiro fornecedor. A aceitação da população surpreendeu a equipe de organização e demonstrou a importância desta ação.

Além disso, o Engenheiro Agrônomo da EMATER, Egídio Gotardo, foi responsável por repassar àqueles que adquiriram as mudas, orientações sobre o plantio e cultivo das mesmas, visando a uma maior produtividade.

O objetivo do Programa era incentivar a implantação de pomares caseiros e melhorar e ampliar os já existentes; e, em Serranópolis do Iguaçu, também estimular o consumo das frutas, visto o grande benefício que elas têm no cardápio de toda a família. Além disso, havia a finalidade de auxiliar os interessados para adquirir mudas de qualidade, com certificado da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e com um custo reduzido.

No caso de agricultores os pomares poderão ter caráter comercial, sendo que poderão comercializar a produção pelos programas PAA e PNAE, que viabilizam a aquisição de frutas para as escolas e entidades sociais. Poderão também atender demanda de toda a região através de associações e a recém fundada Cooperativa dos Agricultores Familiares. Contudo, o Programa foi aberto a todos os munícipes.

De acordo com a nutricionista Rita Letícia Garcia as frutas são fontes alimentares de vitaminas, sais minerais, açucares e fibras. Atuam no funcionamento intestinal, controle do peso corporal, prevenção e tratamento de doenças como diabetes, colesterol, hipertensão.

Rita recomenda o consumo de no mínimo 3 frutas todos os dias e ressalta que elas devem ser variadas e, quando possível, consumidas com a casca e o bagaço. “Procure sempre consumir as frutas da época, elas concentram maior quantidade de vitaminas. é uma excelente opção de sobremesa!”, concluiu a nutricionista.