Serranópolis organizada para combater a infestação de formigas

Programa é aplicado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Emater

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
02/09/2011 08h22

No mês de agosto foram realizadas reuniões com todas as comunidades do município de Serranópolis do Iguaçu para orientar a população quanto ao subsídio para aquisição de iscas formicidas para o combate à formiga cortadeira (saúva), que está infestando as propriedades da região.

O subsídio fornecido é de 50% do valor para a compra de até 20 pacotes de 500g de iscas formicidas por propriedade, disponibilizado através de autorização que deve ser retirada junto à Secretaria de Agricultura, na Prefeitura Municipal. A aquisição deve ser feita na empresa escolhida por licitação (Semear).

Nas reuniões, a Emater apoiou o programa por meio do repasse de informações sobre as formigas saúvas. O Engenheiro Agrônomo Egídio Gotardo explicou as características da espécie (o tipo de reprodução, habitat, forma de trabalho, alimento, sobrevivência, as dimensões que um formigueiro adulto pode atingir e os principais problemas que esses causam) e a maneira correta de aplicação das iscas, para que se possa realizar o controle de forma eficiente e consciente.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Roberti, ressaltou que o objetivo do programa não é eliminar as formigas cortadeiras, mas realizar um controle, para que se possa produzir preservando o equilíbrio ecológico do ecossistema.