CMDR se reúne em Serranópolis

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural discute propostas de ações da Administração Municipal

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
26/07/2011 12h46

Foi realizada, no dia 22 de julho, uma reunião do CMDR, no Centro de Cultura. Os conselheiros reunidos discutiram várias questões pertinentes à agricultura e pecuária no município.

Para o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Roberti, ouvir a opinião daqueles que estão inseridos no meio é a forma mais eficaz de perceber quais os pontos positivos das ações da Secretaria e onde é preciso reforçar os trabalhos para garantir que o apoio da administração pública seja realmente efetivo.

Destacamos os principais pontos da reunião:

DIRETORIA E REPRESENTANTES NO CMDR

Foi oficializado pelo Decreto Municipal 136/2011, o ingresso de três novos conselheiros, sendo eles: Ricardo Michelon, Acenildo Achtenberg e Alison Demarchi. Foi destacada a importância da participação dos conselheiros, titulares e suplentes, nas reuniões. Lembrando que o trabalho dos conselheiros é considerado de grande valia, com reconhecimento visível.  E que a eles cabe a tarefa de levar os resumos das reuniões para serem discutidos nas comunidades com os demais agricultores. E, a partir daí, trazer sugestões de assuntos para as próximas reuniões. Isso porque a interação comunidade-administração é fundamental.

PROGRAMAçãO PARA 2012

Também entrou na pauta de discussão o que será planejado para próximo ano no município, quais as atividades que terão prioridade para as comunidades. O que é importante para estabelecer a sintonia com o poder público e demais entidades privadas que estão relacionadas com a agricultura. Deste modo, todas as instituições poderão direcionar suas programações de forma semelhante, concentrando e focando melhor as forças.

PROGRAMA “DOCE FRUTA”

O programa “Doce Fruta” da EMATER foi apresentado aos conselheiros. Este programa foi discutido em março 2011, em Cascavel. Naquele evento, participaram 50 municípios da AMOP. Dados indicam que mais de 75 % das frutas comercializadas na região vêm de outros locais, havendo, portanto, um espaço de mercado bastante significativo para algumas espécies de frutíferas em nossa região. Lembrando que a agroindústria, o PAA e PNAE também poderão consumir um volume relativamente alto de frutas e hortaliças.

PAA e PNAE

São dois programas importantes do Governo Federal em convênio com entidades municipais e estaduais, dos quais os produtores rurais podem participar.

PAA - Programa de Aquisição Alimentos, que fornece produtos para entidades municipais (colégios, escola, clube da terceira idade e programa de contra turno escolar, em Serranópolis do Iguaçu). Os valores e volumes são determinados de acordo com a época do ano e sua demanda, a coordenação do programa fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, determina, por Lei, que no mínimo 30% da verba repassada para a merenda escolar da Escola Municipal seja destinada para aquisição de produtos de Agricultura familiar, também coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

INSEMINAçãO

Partiu-se do ponto de que a pecuária em Serranópolis passou a ser tão ou mais importante que cultivo de grãos. Portanto, o programa que subsidia a inseminação artificial é um grande benefício, pois melhora muito o potencial genético e produtivo do rebanho. O agricultor terá como contrapartida a obrigação de participar dos treinamentos para a melhoria da atividade leiteira; caso não o faça, poderá perder o benefício da inseminação subsidiada.  Lembrando que o programa custeia o fornecimento do sêmen, ficando ao cargo do produtor as eventuais despesas com deslocamento e serviço do inseminador. Todo agricultor necessita atualizar o cadastro na prefeitura e retirar o vale inseminação, situação indispensável para continuidade e controle do programa.  O valor do projeto aprovado é de R$ 84.515,00 com aplicação de recursos municipais.

FORMIGAS

As formigas podem conviver perfeitamente na natureza, mas sob controle populacional. Por isso, a partir de agora, os agricultores contam com o benefício para o controle das formigas saúvas em nosso município. O subsídio será de 50% sobre os insumos.

Todas as comunidades deverão obrigatoriamente fazer o controle na época recomendada pela Administração Municipal, para garantir a efetividade da ação. Serão marcadas reuniões nas comunidades para organizar as atividades relacionadas a esta ação.

PRONAF 2012

Foram passadas aos conselheiros as alterações no PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que devem ser repassadas por eles aos demais agricultores. Ainda será agendada uma reunião para discutir a fundo o tema, na Prefeitura Municiapal. Orientações sobre o programa podem ser obtidas junto à EMATER, sindicato, agências bancárias e empresas de assistência técnica.

Mais informações sobre os assuntos discutidos na reunião podem ser obtidas junto aos conselheiros DO CMDR e também diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.