Secretaria de Agricultura de Serranópolis avalia ações desenvolvidas em 2010

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
14/12/2010 12h29

Na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente os serviços não param, são atendimentos com hora máquina, repasse de alevinos, cursos de capacitação e inúmeros serviços que vão propiciando permitindo ao agricultor realizar um trabalho de qualidade.
A busca de emendas e liberação de recursos federais e estaduais é um destaques deste ano na administração municipal, visto que muitas associações foram beneficiadas com equipamentos e máquinas agrícolas. “Esse repasse visa diminuir os serviços prestados pelas secretarias que poderão investir o tempo e o dinheiro no desenvolvimento de novos programas que melhorem ainda mais a qualidade de vida do agricultor”, explica o secretario de agricultura Ivo Roberti.
Além do maquinário também está sendo repassado para as associações os botijões de sêmen, para que as inseminações possam ser feitas sem a dependência da prefeitura. Ivo aponta que são aplicados mais de R$ 80 mil por ano nesse setor, para 2011 a expectativa é continuar investindo nesse setor para que possam também ser independentes.
O programa duas horas máquinas que atende os produtores, durante 2010 realizou cerca de 900 horas de serviço gratuito e cerca de 1 mil horas com cobrança de 50% do valor. Além disso, ainda foram prestados trabalhos de terraplenagem nas propriedades que somou em torno de 400 horas. O secretário garantiu a continuidade deste programa para 2011, visto que essa é uma das propostas de campanha.
O repasse de alevinos pelo preço da compra aos agricultores também merece destaque, pois a prefeitura compra a um preço mais baixo e repassa aos piscicultores pelo preço da compra, diminuindo o gasto com atravessadores.
Outra preocupação é o acesso até as propriedades, que devem estar em boas condições para dar uso dos moradores e visitantes, bem como possibilitar o escoamento da produção. A administração também continuará realizando a construção e manutenção de abastecedouros e instalação de água potável nas comunidades.

MEIO AMBIENTE
A distribuição de mudas acontece durante todo o ano, são cerca de 350 mil, incluindo eucalipto e outras plantas nativas.
O objetivo era findar 2010 com 90% da mata ciliar recuperada. Mas a meta não foi atingida, foi recuperado cerca de 85%. “Alguns projetos que envolvem os cuidados ambientas estão sendo desenvolvidos por empresas que premiam os agricultores, com esse incentivo acredito que será mais fácil concluir os 100% de mata ciliar recuperada”, destaca Ivo.
Em 2011 os agricultores serão convidados a participar de cursos que os auxiliarão a melhorar as atividades realizadas diariamente na propriedade. Os que não participarem receberão pontos negativos, que refletirão em alguns serviços prestados pela administração.

AGROINDUSTRIAS
O município conta com sete agroindústrias, algumas se firmaram e continuam conquistando mercado, outras ainda em fase de desenvolvimento.
“A compra de itens para a merenda escolar realizada diretamente dos agricultores representa o investimento de R$ 124 mil no município no período de um ano”, finaliza Ivo.