Programa DeOlho na Qualidade Rural capacita agricultores de Serranópolis

O programa atendeu 17 propriedades nas comunidades de São Carlos e Palmital

11/06/2010 06h00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desenvolveu em Serranópolis do Iguaçu o Programa DeOlho na Qualidade Rural, que capacita o agricultor para organizar a propriedade e assim torná-la mais rentável.
O programa é realizado pelo segundo ano consecutivo e exige que todos os envolvidos com a propriedade tenham iniciativa, participação, adoção de novos hábitos, comportamentos e atitudes no dia-a-dia.
O Programa DeOlho na Qualidade Rural, é composto por cinco etapas: descarte, organização, limpeza/higiene e Ordem. A cada etapa desenvolvida os trabalhadores passam a acreditar mais em si mesmos e nas suas potencialidades, o que reflete diretamente na produtividade e qualidade da produção.
O objetivo é transformar gradativamente as cinco etapas em hábitos, para que aos poucos os resultados qualidade e quantidade sejam significativas.
 Além das etapas o programa apresenta também 10 prioridades que devem ser consideradas: a pessoa humana (família); construções e benfeitorias; máquinas e benfeitorias; móveis, ferramentas e objetos; insumos e produtos; animais de trabalhão e produção; informações gerenciais; residência e arredores; água de consumo e de uso geral e solo (ocupação, preservação, fertilidade).
O encerramento do curso será na quinta-feira (17), na Linha Palmital. Os parceiros são o Sindicato Rural Patronal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Emater, Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (coleta de entulhos); Sítio Santa Ana (Visita Grupal) e diversas empresas privadas (coleta de sucatas).

11/06/2010