Redutores de velocidade em Serranópolis serão removidos para instalação de novas lombadas
Secretaria de Obras e Viação
qui, 17 fev 2011 - 09:02
As regras fazem parte da Resolução 039/98, citadas no documento expedido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em novembro de 2010 e regulamentam critérios para a implantação de novas lombadas em um prazo determinado.
O documento que estabelece os padrões para a instalação das ondulações transversais traz no seu segundo artigo uma preocupação apontada por comerciantes e moradores da cidade. Segundo ele, as lombadas devem ser utilizadas em locais onde se pretende reduzir a velocidade dos veículos, principalmente onde há grande movimentação de pedestres.
“Pra que trocar, se essas resolvem?, questionou um cidadão que preferiu não se identificar. A pergunta dele é a mesma de dezenas de serranopolitanos quando ficaram sabendo da medida. Para alguns, as tartarugas fazem direito seu trabalho, outros preferem esperar para ver como ficará o trânsito depois da implantação do novo sistema. “Espero que funcione, pois aqui, as vias largas são um prato cheio para os ‘pilotos de fim de semana’, e sem lombada não podemos ficar, declara outro cidadão. As novas lombadas devem obedecer a um padrão já definido por projeto e apresentar dimensões estudadas e acrescentadas na Resolução. Aquelas que não estiverem dentro das medidas serão removidas e, provavelmente, adequadas ao modelo estabelecido.
Outra novidade que deve surpreender Serranópolis é a instalação de sonorizadores, que visa alertar os condutores quando houver necessidade da redução de velocidade. Em caráter temporário, o equipamento avisa os motoristas quando houver situações de muita atenção, como obras na pista, por exemplo, sempre acompanhado de sinalização vertical que regulamenta a velocidade praticada na via naquele momento.
Resta agora aos moradores aguardar até a finalização deste serviço para poder dizer realmente se a medida funcionou, ou se as tartarugas removidas já cumpriam corretamente o seu papel na segurança do trânsito em Serranópolis.
Para alguns cidadãos, as tartarugas fazem direito seu trabalho, outros preferem esperar para ver como ficará o trânsito depois da implantação do novo sistema.
Assessoria de Imprensa
17/02/2011