1º Arrancadão de Jericos Ecológicos movimenta alunos da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
03/07/2024 16h11

Na tarde de hoje (03), a Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu realizou um evento inovador: o Arrancadão de Jericos Ecológicos.

Este evento marcou a finalização do “Projeto Robótica Sustentável – Lixo Zero! Vamos Recuperar para Continuar a Usar” que envolveu alunos do 5º ano em uma iniciativa que vai além dos limites da sala de aula.

Os alunos confeccionaram jericos com material reciclável e os colocaram lado a lado para uma corrida em linha reta, o que chegava mais longe vencia.

O projeto foi uma verdadeira imersão em temas de desenvolvimento sustentável e cuidado com o meio ambiente integrando diversos conteúdos de várias disciplinas. A proposta promoveu a criatividade, o trabalho em equipe, a cooperação, o pensamento estratégico e muitas outras habilidades dos estudantes.

A diretora da Escola, Gilvana Henicka, conta que além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, atividades externas como esta, agregam muito no aprendizado dos alunos, “O evento proporcionou muita diversão, socialização e o espírito de competição e respeito entre os colegas. O Arrancadão Ecológico já é um sucesso” comemora.

O ponto alto do projeto foi a competição de jericos ecológicos, onde os alunos aplicaram seus conhecimentos sobre regras e respeito ao próximo, além de vivenciarem momentos de muita diversão.

Desenvolvido sob a orientação das professoras Rosélia Fenner, Salete Utzig Silva e Loreci Aparecida Wickert Elsenbach, o projeto contou também com a colaboração de alguns jeriqueiros da comunidade, que atuaram como assessores técnicos das equipes. Pais dos alunos, direção, coordenação, o professor César Finatto e a funcionária Iraci Jacoby também se envolveram.

A professora Rosélia explicou a idéia do Arrancadão Sustentável. “Nós realizamos um curso de robótica sustentável e como o assunto é sustentabilidade pensamos em fazer um carrinho, juntamos com a idéia do Arrancadão de Jericos pra fazer essa competição. Os alunos dos ‘quintos anos’ estão engajados e essa é a etapa final do projeto, onde eles estão se divertindo muito” conta.

A realização do projeto foi possível graças à parceria com o Sicredi, por meio do Programa Jornada Financeira nas Escolas e do Programa a União Faz a Vida, que patrocinou a premiação para os pilotos vencedores da competição.

Para o gerente da Cooperativa Sicredi de Serranópolis, Marlon Vieira Landvoigt o projeto vem de encontro com os objetivos do Programa União Faz a Vida no município. “O programa União faz a Vida é o principal projeto do Sicredi e nosso intuito é trazer para as crianças esse espírito de cooperação e cidadania e de ajuda ao meio ambiente. Neste projeto disponibilizamos os balões para a competição e também uma premiação simbólica onde os alunos vencedores receberão uma conta poupança como incentivo para que aprendam a poupar” explica.