Retomada do Desfile Cívico de 07 de Setembro supera expectativas em Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
11/09/2023 21h00

No feriado de 07 de setembro, o município de Serranópolis do Iguaçu foi palco de um emocionante desfile cívico que reuniu a comunidade local em uma celebração marcada por patriotismo, cultura e cidadania.

O evento foi realizado na Av. Santos Dumont, em frente ao Paço Municipal 22 de Outubro e contou com a participação de escolas, entidades, empresas e, em destaque, a Fanfarra Estudantil Pedro Américo.

Segundo a diretora do Colégio Estadual do Campo Pedro Américo, Marize dos Santos Beraldin a ideia partiu da instituição.

"Tivemos no ano passado a idéia de ir para a rua, levar os alunos para terem uma noção de como é um desfile, organizamos tudo em cima da hora e conseguimos fazer. Neste ano tivemos o apoio do Governo Municipal e da Itaipu Binacional para realizarmos um desfile completo e organizado" disse.

Beraldin também lembra que a fanfarra era um sonho antigo. "O sonho do Colégio Pedro Américo a mais de 12 anos era ter uma fanfarra para realizar eventos cívicos e também outros eventos no município. Nessa primeira ideia, daquele desfile buscamos ajuda para a fanfarra, conseguimos uma emenda parlamentar do deputado Hussein Bakri, através disso conseguimos os instrumentos e o sonho começou a se tornar realidade" conta.

O coordenador geral da Fanfarra estudantil Pedro Américo Daniel Grassi avalia que a apresentação de estreia superou as expectativas e diz que fanfarra almeja voos ainda mais altos.

"Eu confesso que ficou acima da expectativa, porque tínhamos basicamente quatro meses de ensaio apenas, e se pensar que em julho tivemos uma pausa devido as férias escolares então foram um pouco mais de um mês de preparação para a apresentação. O desfile cívico de 7 de setembro é apenas um dos percursos, nós pensamos alto, temos o convite inclusive para o Arrancadão de Jericos e também já nos preparamos para apresentações natalinas, enfim".

Para Grassi a fanfarra não é apenas uma banda. "A fanfarra é uma ferramenta que temos para trabalhar a questão da disciplina, para formar músicos e, a fanfarra não é só a fanfarra, ela também tem toda uma formação em cima dela, a fanfarra envolve disciplina, cultura, arte, música, dança, então ela é completa. é uma formação completa do ser humano" afirma o coordenador.

Além da Fanfarra Estudantil Pedro Américo desfilaram os colégios estaduais do campo Presidente Kennedy e Pedro Américo, a Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, o CMEI Pequeno Artista e uma fanfarra convidada, a Fanfarra Estudantil do Colégio Educação Ativa de São Miguel do Iguaçu. Cada instituição educacional trouxe à avenida um desfile dentro da temática Cultura da Paz, que foi o tema central escolhido para este ano.

Segundo o vice-prefeito Gilberto Marsaro a comunidade clamava pela volta dos desfiles cívicos no município. "A mais de 20 anos não se realizava o desfile aqui em Serranópolis do Iguaçu, a comunidade pedia e este ano, através da iniciativa do Colégio Pedro Américo e a parceria com a Itaipu Binacional conseguimos viabilizar o desfile, que foi um sucesso" comemorou.

O prefeito municipal Ivo Roberti parabenizou a organização do evento e também as entidades que participaram do desfile.

"Eu acredito que foi muito bom, quero dar os parabéns a todos que participaram, a Prefeitura, a Associação dos Separadores de Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu - ASESSI, os agricultores, enfim, foi muito bonito, parabéns a toda a organização e a todos que participaram" concluiu o prefeito.

Mais fotos no Facebook do Governo Municipal Clique Aqui.