página inicial

Patrulha Rural Comunitária 4.0 entenda o que é e como funciona em Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
11/07/2023 21h00

Nos últimos dias, o assunto segurança pública tem ganhado destaque em Serranópolis do Iguaçu principalmente após a alta nas ocorrências de furto em comércios e residências na área urbana do município. Uma reunião foi realizada na sexta-feira (30), entre o Governo Municipal, a ACIASI e a Polícia Militar onde foram discutidas ações para coibir novas ocorrências na área urbana e também na área rural.

A Patrulha Rural:

O Programa Patrulha Rural Comunitária, vigente na PMPR desde 2009, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade a fim de proporcionar maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais do Estado do Paraná, o programa já está em sua versão 4.0.

Neste contexto, o Sargento Zimmerman que atua na Patrulha Rural Comunitária explica como a Patrulha realiza o trabalho nos municípios que compõem a 2° Companhia da Polícia Militar.

"Atuamos no cadastramento das propriedades rurais, incluindo o ponto geográfico (latitude e longitude), os moradores, veículos e equipamentos dos produtores. Com isso em caso da necessidade de deslocamento para propriedade para atender a alguma ocorrência, o GPS da polícia já indica a localização exata da propriedade. Facilitando a chegada da polícia o mais rápido possível" explica Zimmerman.

Para o prefeito municipal de Serranópolis do Iguaçu Ivo Roberti o cadastramento das propriedades traz uma maior segurança ao produtor. "Acredito que todos os produtores que ainda não tem o cadastro atualizado com a patrulha rural deveriam procurar o Sargento Zimmerman para realizar, pois estes dados auxiliam até mesmo na prevenção dos assaltos. Por exemplo, o criminoso sabendo que a propriedade é monitorada pela patrulha rural vai pensar duas vezes antes de agir e possivelmente irá desistir".

Uma das alternativas para acionar a polícia militar em caso de emergências é o APP 190. Que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Com o aplicativo é possível registrar fatos como: acidente de trânsito, perturbação de sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências.