IBGE e Governo Municipal fazem reunião sobre realização do Censo 2022

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
24/01/2022 21h00

Na tarde desta terça feira (25), o prefeito municipal Ivo Roberti recebeu em seu gabinete o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senhor Alex Castagnaro, coordenador regional do Censo Demográfico na Região Oeste. O encontro ocorreu com intuito de alinhar e planejar a coleta de dados do Censo, que está previsto para iniciar no dia 1° de agosto desse ano.
Da ocasião participaram o vice-prefeito Gilberto Marsaro, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Nilson Mário Konig e os secretários municipais, Alex Roveda, Mauro Carling e Leandro Luiz Hippler.
Durante a reunião, o representante do IBGE apresentou informações sobre as diferentes pesquisas pelas quais o órgão é responsável e lembrou que o último recenseamento demográfico foi realizado em 2010. Essas pesquisas fazem o reconhecimento populacional do território do município e registram o aumento do número de moradores.
Além de atualizar as informações a respeito da população brasileira, o censo demográfico do IBGE serve para oferecer parâmetros de planejamento para a gestão pública e privada, tais como saúde, educação, saneamento básico e segurança. O coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios - FPM também é estabelecido de acordo com a população identificada pelo IBGE.
Segundo o prefeito municipal, Ivo Roberti, "As informações do censo 2022 nos ajudam no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação e nos mais diversos setores. O IBGE tem o apoio integral da administração, peço também, a colaboração de toda a população na recepção e atendimento aos pesquisadores, para que eles possam desenvolver o trabalho da melhor forma possível", finaliza o prefeito.