Administração recebe representantes do Governo Estadual

A reunião faz parte do trabalho de descentralização realizado no Paraná

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
26/07/2013 08h01

O Prefeito Municipal Luiz Ferri e sua equipe administrativa se reuniram com autoridades do Governo do Estado no dia 25 de julho, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu.

O objetivo da reunião é aproximar a Administração Estadual e a Municipal, visando a união de esforços em prol do desenvolvimento local e uniforme de todo o Paraná, através da abertura ao diálogo entre as esferas governamentais e a desburocratização de processos.

Agricultura

O Chefe do Núcleo Regional da SEAB, éder Bublitz, assinou convênio com a Administração Municipal para recurso de R$ 88.000,00, que será destinado à aquisição de calcário para ser distribuído aos produtores rurais previamente cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Habitação

O Gerente Regional da COHAPAR, Odjalma Cordeiro, anunciou a liberação de mais um pacote do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que beneficiará mais 20 famílias serranopolitanas com a construção de residências na área rural.

Segurança

Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros estiveram presentes na reunião, registrando a preocupação com a manutenção da segurança pública municipal. O Comandante do 14° Batalhão da PM, Tenente Coronel Nerino Mariano de Brito, parabenizou a iniciativa da Administração Municipal de fornecer novas instalações para o Destacamento Serranopolitano.

Meio Ambiente

O Chefe do Escritório Regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Márcio de Azevedo Moreira, destacou a importância da colaboração do Município ao ceder uma tecnóloga ambiental para auxiliar nos trabalhos do IAP dentro do território municipal, agilizando e desburocratizando processos.

Saneamento

O Gerente Regional da SANEPAR, Rodrigo Becker, disponibilizou auxílio técnico para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que já vem sendo trabalho por tecnólogas ambientais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Arrecadação

Diante das dificuldades que o Município passa com relação à queda de arrecadação, o representante da Receita Estadual, Rubim José Dopper, manifestou disponibilidade para verificar detalhes referentes aos repasses do Estado para o Município, visando a identificação de ações que aumentem a arrecadação municipal.

Desenvolvimento Local

O Secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Edson Casagrande, também participou do encontro. Segundo ele, é preciso investir de forma inteligente, garantido que os benefícios concedidos pela Administração Municipal aos trabalhadores rurais, indústrias e comércio retornem em qualidade de vida à população, através do aumento na arrecadação.

Acessibilidade ao Estado

A Assessora da Casa Civil do Paraná e Cooredenadora da Macrorregião de Foz do Iguaçu, Tatiane Frankiv, esclareceu as intenções do Governo do Estado de estreitar a relação entre as esferas governamentais, dando abertura para que a Administração Municipal tenha um diálogo direto com a Administração Estadual, visando ao desenvolvimento descentralizado de todo o Paraná.

Na oportunidade também foram debatidos outros assuntos como o recapeamento da PR 495, no trecho que liga Serranópolis a Medianeira; a liberação de recursos para calçamentos poliédricos na área rural e a instalação do Hospital Regional de Foz do Iguaçu.

Mais fotos em: