Professores recebem reajuste de quase 8% em Serranópolis

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
25/06/2013 06h11

O município de Serranópolis do Iguaçu está acompanhando as reivindicações da classe educacional da cidade e as manifestações públicas. No final da tarde de sexta-feira (21) a App-Sindicato - Sindicato Estadual - núcleo de Foz do Iguaçu, o qual mantém alguns servidores municipais sindicalizados, organizou uma passeata para reivindicar.

A Administração Municipal, representada pela pessoa do Prefeito, Luiz Carlos Ferri, já realizou várias reuniões com o representante do sindicato, Silvio Borges, na intenção de tratar sobre este aumento de salário aos professores municipais, tanto que na semana anterior à manifestação a Administração já encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei 1072/2013 (PL) que equipara o piso salarial dos servidores ao proposto pela categoria, o valor foi reajustado em 7,4% retroativo a janeiro de 2013, beneficiando 18 servidores da educação, o PL já passou pela aprovação do Legislativo e o benefício já será pago aos servidores nos próximos salários, iniciando com a folha de junho.

Além deste reajuste, os servidores querem mais um aumento para toda a classe. Como é de conhecimento do próprio sindicato, de todos os servidores públicos e de toda a população, a receita do município de Serranópolis do Iguaçu caiu drasticamente neste ano de 2013. Com esta queda de arrecadação de aproximadamente R$ 200 mil/mês o município fica impossibilitado neste momento de proporcionar este aumento aos servidores, pois se o fizesse, ultrapassaria os 51,3% de folha de pagamento, o que é considerado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o limite prudencial para o município e a primeira consequencia seria a inviabilização de recursos vindos das esferas estaduais e federais, pois o município ficaria com as negativas comprometidas e isso faria com que alguns serviços e algumas emendas fossem suspensas.

Para o Prefeito, Luiz Carlos Ferri, a reivindicação dos servidores é muito bem aceita pela Administração "nós estamos totalmente abertos as negociações e as reivindicações dos servidores, pois isso faz parte da democracia, o que nós não podemos é parar todo o município por causa deste reajuste, pois com o aumento dos salários, o percentual aceito da folha de pagamento passaria do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal". Diz ele.

Ainda de acordo com o Prefeito, assim que o município tiver uma perspectiva de melhora na arrecadação os reajustes serão sim realizados "é claro que nós valorizamos o trabalho de todos os servidores, minha vontade era de dar um aumento a todos os profissionais, porém temos que seguir o que a Lei nos apresenta e é neste momento que temos que trabalhar com cautela administrativa, pois os serviços de todo o município não podem parar". Diz o Prefeito Luiz Carlos Ferri.

Quanto aos manifestos realizados na cidade o Prefeito é claro "respeito todas as manifestações, desde que sejam pacíficas e fora do ambiente escolar e sem interrupção do trabalho na escola". Encerra Luiz.

Portal da Transparência

A Administração informa que possui em seu site oficial o Portal da Transparência, onde todas as pessoas, inclusive o sindicato, se tiver alguma dúvida, pode acessar informações de receita, despesas, e todas as informações relacionadas com o dinheiro público do município.

Para o Prefeito, Luiz Carlos Ferri, esta é uma ferramenta que já foi criada para que a população e todos interessados possam ver os números do município "este portal tem a função de disponibilizar a quem tiver interesse os dados financeiros de nosso município e demonstra a transparência de nossa gestão deixando aberta a todos, quem tiver interesse pode acessar o site e conferir". Conclui o Prefeito.