Ipê-roxo é escolhido como árvore símbolo de Serranópolis

Finalizada a votação em 31 de agosto de 2011, a população escolheu a Tabebuia Impetiginosa como símbolo do município

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
09/09/2011 05h44

Com um total de 59% dos 1748 votos, os serranopolitanos elegeram o Ipê-roxo para representar o seu Município. As outras árvores indicadas foram a Peroba, que obteve 443 votos, e a Canafístula, com 272 votos; enquanto a escolhida contou com 1033 votos.

A eleição foi feita através de urnas disponibilizadas em locais públicos, como postos de saúde, Prefeitura Municipal e colégios; e também, por votação no site oficial de Serranópolis do Iguaçu e via mensagem de celular.

Para formalizar a escolha, a Administração Municipal elaborou um projeto de lei, que foi encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. Sendo aprovado, o Ipê-roxo será oficializado com árvore símbolo de Serranópolis do Iguaçu.

A árvore tem tradição local, pois além de ser nativa, contam os pioneiros, inspirou a escolha do nome do Bairro Flor da Serra. Nunca houve uma quantidade muito expressiva de exemplares, porém, pela imponência das flores que destacam em meio ao verde, ela chama a atenção de qualquer observador. Sua beleza é hoje representada por árvores nativas encontradas em reservas florestais e pelos exemplares plantados na margem da ciclovia do município.

O Ipê-roxo também é conhecido por outros nomes, de acordo com a região pode ser chamado: ipê-rosa, pau-d'arco, ipê-una, casquinho, ipê-roxo-da-mata, cabroe, ipê-de-flor-roxa, ipê-mirim, ipê-preto, ipê-tabaco, ipeúva-roxa, peúva, peúva-roxa, guaraíba, ipê-piranga, ipê-uva, pau-d’arco-rosa, pau-d’arco-roxo e piúva. Na Argentina, lapacho e no Paraguai, lapacho negro.