Sistema de Compras por Pregão Garante Economia para Serranópolis do Iguaçu

Realização de pregão proporcionou redução de mais de 50% no valor de uma licitação

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
28/03/2011 13h57

Na última licitação para material de expediente realizada pela Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu ficou evidente o benefício da modalidade pregão para a aquisição dos produtos.

A licitação 012/2011, na modalidade pregão, tinha o valor inicial de R$ 165.022,20; e foi finalizada no valor de R$ 78.424,62. Ou seja, a economia para os cofres públicos municipais foi de mais de 50% do valor previsto inicialmente.

A responsável pelo setor de licitações, Janete Luciane Ulsenheimer, explicou que o pregão é como um leilão invertido, onde as empresas dão os seus lances, e o preço do produto vai sendo reduzido, até que não haja mais ofertas. A aquisição é feita da empresa que propôs o menor valor. Este processo é feito item a item de forma presencial. Ela ainda disse: “o processo é mais trabalhoso e demorado, mas também é muito mais econômico”.

Esta modalidade foi criada pela Lei Federal 10.520, de julho de 2002, segundo Janete, ela passou a ser utilizada pela Administração Municipal em 2005, momento em que os funcionários foram devidamente preparados para isso. Janete ainda lembra que a lei impõe algumas exceções, como é o caso de obras, que devem ser contratadas através de licitações que sejam feitas com “envelope fechado”, onde cada empresa propõe apenas um valor, que não pode ser alterado.