4ª Conferência das Cidades foi concretizada nesta quarta-feira

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
09/12/2009 15h14

A Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu, atraves da Secretaria de Administração Planejamento e Finanças realizaram na sexta-feira (20) a 4ª conferência das Cidades, na Casa de Cultura do municipio. O principal objetivo da 4ª Conferência das Cidades foi envolver a população Serranopolitana no debate de questões importantes para o Município, como: Desenvolvimento Urbano, Habitação, Saneamento Mobilidade e Participação Popular. Durante a programação a Arquiteta, Leila W. da Silva, abordou o tema ‘’ Plano Municipal de Saneamento Ambiental’’. Já o tema ‘’ Sustentabilidade Urbana e a Legislação’’, foi ministrado pelo assessor jurídico da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica e professor do Centro de Estudos do Direito Dr. Sérgio Assis de Macedo. Logo após foi feito um debate em torno do tema ‘’Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano’’ este tema foi trabalhado em quatro eixos que são eles: Criação e Implementação do Conselho da Cidade, Planos, Fundos e Conselhos Gestores – Aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores e a Efetivação da Função Social da Propriedade do Solo Urbano – A Integração das Políticas Urbana no Território: Política Fundiária, Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Habitação e Saneamento – Relações entre os Programas Governamentais, esses que serão bases para 4ª Conferência das Cidades que acontecerá em Brasília em maio de 2010, fizeram parte deste debate o prefeito Municipal de Serranópolis do Iguaçu, José Arlindo Sehn, vice-prefeito Luiz Carlos Ferri, Presidente da Camarâ de Vereadores Evandro Mazurana e entre outros. Para o prefeito José Sehn, um evento como este busca exatamente envolver a população no debate daquelas questões que são imprescindíveis para o Município. ‘’ Daqui se tira um extrato daquilo que a comunidade cruzaltense pensa, e assim podemos diagnosticar alguns problemas, principalmente as questões relacionadas com o, desenvolvimento urbano, habitação, saneamento e mobilidade’’, declara Vilson Roberto. A Coordenadora da 4ª Conferência das Cidades e Secretária de Planejamento e Coordenação, Luiza Cristina Carpoviski salienta que este evento é de suma importância para comunidade, pois todo o material que foi produzido através dos debates e discussões irá subsidiar não só o Município na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento urbano, ‘’mas também para estarmos planejando com os diversos segmentos entidades e assim criando soluções, planejamos estratégias para que possamos assim promover um desenvolvimento harmônico nos mais diversos setores’’, Salientou ela. A segunda parte do programa da Conferência das Cidades foi separada por grupos em temáticas, no qual foram debatidos temas como: Participação Popular e Controle Social, Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e Cidade para todos e todas. Após este debate foi realizado um Momento Cultural onde se apresentou o músico, Felipe Mello vocalista da Banda Doidivanas. E no termino da programação foram escolhidos os delegados da 4º Conferência das Cidades.

23/11/2009