Gravidez na adolescência é debatida nos Colégios Estaduais

14/03/2024 21h00 | atualizado 27/03/2024 14h52

Gravidez na adolescência é debatida nos Colégios Estaduais

A Secretaria Municipal de Saúde de Serranópolis do Iguaçu realizou uma palestra sobre prevenção de gravidez na adolescência nos colégios Pedro Américo, em Jardinópolis, e Presidente Kennedy, em Flor da Serra.
As atividades foram realizadas nos dias 13 e 14 de março e tiveram a participação dos alunos do sexto ao nono ano no Colégio Pedro Américo, e do Ensino Médio no Colégio Presidente Kennedy.

A palestra abordou as transformações, descobertas, desafios, estatísticas, riscos e conseqüências da gravidez na adolescência, e orientou sobre métodos anticoncepcionais e planejamento familiar. O assunto foi abordado de forma orientativa e de aconselhamento pelas profissionais da saúde.

Segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ferramenta do Sistema único de Saúde (SUS), uma em cada sete crianças nascidas são filhas de mães adolescentes.

Para o secretário municipal de saúde, Gilberto Marsaro, ações como essas ajudam a diminuir esse índice "Essas palestras são muito importantes para que as adolescentes possam refletir sobre o que significa uma gravidez nesta faixa etária, e assim conseguimos contribuir de alguma forma para a conscientização das meninas e diminuição do índice de gravidez na adolescência" explica.