Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação antirrábica nas comunidades

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica iniciou nesta terça-feira (26), a vacinação antirrábica em cães e gatos no município.

Segundo a diretora de saúde Alice Back, os trabalhos são realizados seguindo a determinação do cronograma definido pela Secretaria. "Estamos indo até as comunidades, seguindo o cronograma que foi divulgado pela Prefeitura. A intenção é vacinar a maior quantidade de animais neste período de vacinação, gostaria de pedir à população que tragam os animais para serem vacinados contra a raiva" explica.

A diretora reforça também que, para a realização da vacina é preciso que um responsável pelo animal auxilie a equipe no momento da aplicação da vacina. "Precisamos que o dono do animal ou responsável segure ele para aplicar a vacina, se acaso o dono preferir ficar com a dose para posterior aplicação, o mesmo deverá retirar em uma caixinha com gelo para ser guardada na geladeira até a aplicação" lembrou Back.

A vacinação segue durante toda a semana, conforme cronograma abaixo.

Data Horário Local
26 de Setembro09h às 11hVila Rural
13h30 às 15h30Divisa do Parque (Pavilhão da Comunidade)
27 de Setembro09h às 11hLinha Bellon (Pavilhão da Comunidade)
13h30 às 15h30Linha Esquina Represo (Pavilhão da Comunidade)
28 de Setembro09h às 11hLinha Marsaro (Residência Lúcia Marsaro)
13h30 às 15h30Bairro Jardinópolis (São Sebastião)
29 de Setembro09h às 11hBairro Flor da Serra (Praça)
13h30 às 15h30Bairro Jardinópolis (Bar do Colono)

A vacinação tem como principal objetivo preservar a saúde tanto dos seres humanos quanto dos animais, uma vez que a Raiva é uma doença extremamente perigosa. Esta medida será aplicada em cães e gatos com idade superior a três meses, com especial atenção dada às áreas próximas ao Parque Nacional do Iguaçu.