página inicial

Vigilância em Saúde participa de capacitação em Foz do Iguaçu

A equipe de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Serranópolis do Iguaçu participou de um treinamento na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 14 e 18 de agosto, com o objetivo de padronizar a utilização do inseticida nos municípios da 9° Regional de Saúde.

"Durante uma semana, estivemos em Foz do Iguaçu para uma capacitação sobre um novo veneno e sobre a bomba costal. Discutimos principalmente o impacto do novo inseticida por que a preocupação continua, veneno é sempre veneno, é uma preocupação para a natureza. Assim como mata as fêmeas do Aedes também mata outros bichinhos. Pedimos a conscientização de toda a população, por que a melhor forma de matar o mosquito é eliminar os criadouros, eliminando a água parada, para que não venhamos a prejudicar quem amamos" explicou a diretora de saúde Alice Back.

Back afirma ainda que em casos suspeitos da doença a equipe continua fazendo o trabalho de remoção dos focos nas proximidades. "Em todos os casos suspeitos fazemos a remoção, visitamos os quarteirões mais próximos eliminando os prováveis criadouros, mas é importante que cada um faça a sua parte. Também pedimos que a população, no momento em que chegar o novo veneno ao nosso município e que tivermos que usar a bomba costal, que todos os moradores abram suas casas e isolem os animais para que a gente possa fazer o nosso trabalho e ter um resultado positivo no final", solicita.

Participaram do evento representantes das equipes de vigilância dos nove municípios em que a 9° Regional atua padronizando assim o trabalho de prevenção da doença na região.