página inicial

Vigilância em Saúde alerta pra grande número de focos do mosquito Aedes Aegypti no município

A Vigilância em Saúde de Serranópolis do Iguaçu está realizando o levantamento de índice que consiste em uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, e Zika.

A equipe está percorrendo toda a área urbana do município visitando 10% de cada quadra, ou seja, a cada 10 residências, uma é visitada. A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Alice Back, explica que os resultados que estão sendo obtidos, são preocupantes.
"Até o momento, não percorremos nem a metade das residências previstas e está assustador a quantidade de criadouros encontrados. Tem casas com até três criadouros. Então vemos que as pessoas ainda não estão preocupadas com a dengue, que continua notificando casos nos municípios vizinhos e agora com o agravante do Chikungunya que já tem casos em todas as cidades mais próximas".
Devido a gravidade da situação, a Diretora faz um alerta para que a população evite água parada e assim e assim elimine os focos do mosquito.
"Pedimos para a população: - Valorize a vida de quem você ama! Dá uma olhada no seu quintal depois da chuva ou pelo menos uma vez por semana, veja se não tem nada segurando água, assim evitamos a entrada de um novo vírus em Serranópolis do Iguaçu. A dengue mata! A Chikungunya você só pega uma vez, mas pode deixar seqüelas por muito tempo. Dá uma olhada no seu quintal e projeta as pessoas que você ama!", finalizou.