página inicial

Surto de Chikungunya no Paraguai e caso confirmado em São Miguel do Iguaçu coloca Vigilância em Saúde em alerta

A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde alerta a população para o risco de contaminação com a Chikungunya. Até o dia 20 de fevereiro, a “Vigilancia de La Salud” (Vigância em Saúde) do Paraguai, já havia confirmado mais de 11 mil casos no país apenas em 2023. São Miguel do Iguaçu também teve um caso confirmado.

A transmissão da doença ocorre pela picada de mosquitos do gênero aedes, que também transmitem o Zika Vírus e a Dengue. Serranópolis do Iguaçu, até o momento, não possui nenhum caso confirmado dessas doenças no ano epidemiológico atual, que iniciou em agosto de 2022.

Mas a população precisa estar atenta, pois o município não é uma área livre do mosquito. A diretora do departamento de vigilância em Saúde, Alice Back alerta para os riscos da doença “A nossa grande preocupação agora são os casos da Chikungunya, pois só pegamos a doença uma vez, mas ficamos muito debilitados quando isso acontece e podemos ficar com seqüelas por até três anos”.

Caso possua algum desses sintomas procure atendimento médico: febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos - dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.