#VEMVACINAR Já foi se vacinar? E a segunda dose?

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde está tendo dificuldade no avanço da vacinação contra a Covid-19. Mais de 200 pessoas ainda não receberam a primeira dose da vacina, dificultando o trabalho da vigilância epidemiológica na cobertura de vacinação da população.
A vigilância epidemiológica tem encontrado dificuldade também na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, mais de 30 pessoas ainda não procuraram a unidade de saúde para completar o esquema de vacinação. Vale lembrar que a segunda dose precisa ser realizada no tempo indicado para a proteção do paciente.
A vigilância epidemiológica tem feito o trabalho de busca ativa, entrando em contato com todos os pacientes que estão na data de receber a segunda dose e também com os pacientes que ainda não receberam a vacina, porém as respostas tem sido as mesmas, "agora não posso, vou outro dia" ou "não sei se vou me vacinar".
Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e o informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, os óbitos em decorrência da Covid-19 ainda ocorrem e vários casos ainda estão sendo confirmados. Com o avanço da vacinação os números estão diminuindo, mas ainda não vencemos essa guerra, pois ainda existem "soldados" que não estão a salvos.
O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde pede encarecidamente, a todas as pessoas que ainda não se vacinaram, ou que estão com a segunda dose em atraso, que procure a unidade de saúde e faça a sua parte, não deixe para o amanhã, pois o amanhã pode ser tarde demais.