28 de Abril: Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho

28 de abril é dia mundial em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. é uma data que deve ser marcada pela luta por justiça e em defesa dos direitos e da saúde do trabalhador.

Originada no Canadá, esta data remete aos 78 trabalhadores que morreram em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos em 1969. Porém desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) consagra esse dia à reflexão sobre a segurança e a saúde no trabalho.

Em Números:

Segundo dados da OIT, divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho colocam o Brasil como quarto colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

Em Serranópolis do Iguaçu, dados dos anos de 2012 e 2013 contam com 23 acidentes de trabalho, sendo 2 acidentes fatais.

Uma data para refletir

Para os trabalhadores, a data deve ser um dia de reflexão também para empresas e órgãos públicos. Além disso, deve ser um dia de denúncias e de dar visibilidade para a questão dos acidentes e dos adoecimentos no trabalho, tanto físicos como mentais.