Comitê contra a Dengue entra em ação

Preocupação requer esforços da Administração Municipal e também de todos os cidadãos

O Comitê Municipal de Combate à Dengue entrou em atividade nesta sexta-feira, dia 04 de abril, quando se reuniu na Prefeitura Municipal, visando organizar ações para combater a proliferação do mosquito que transmite a doença.

Na oportunidade, ao primeiro momento, os membros do comitê foram informados sobre os dados atuais relativos à Dengue em Serranópolis do Iguaçu. Nosso município não apresenta nenhum caso da doença, porém o índice de infestação do aedes aegypti está alto, colocando Serranópolis em situação de alerta, inclusive pelo fato de ter vários municípios vizinhos com casos da doença confirmados.

Além disso, foi tratado o assunto da utilização da UBV Costal, equipamento recebido da 9ª Regional de Saúde, para ser utilizado na pulverização de inseticida quando necessário. Uma equipe já foi selecionada e participará de treinamento para utilização do equipamento.

Na reunião também foi apresentado o calendário permanente para recolhas de entulho no município, que terá validade até o final desta gestão. A primeira recolha será realizada no próximo dia 14 de abril, quando equipes passarão no período da manhã em Jardinópolis e à tarde em Flor da Serra, recolhendo restos de construção e móveis inutilizados.

Foram esclarecidas também as questões referentes ao Projeto “Não dê asas ao mosquito”, que será implantado na rede municipal de ensino, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde. O Projeto vai levar para a sala de aula orientações importantes sobre a doença e a proliferação do mosquito, visando despertar nas crianças a consciência do papel do cidadão no combate à Dengue.

Por fim, foi definido o calendário de reuniões do Comitê para 2014, sendo que serão realizadas sempre às 14 horas da primeira terça-feira de cada mês.

Daiany R. S. Mezzomo, Coordenadora Municipal de Combate à Dengue, destacou a importância da participação da população nesta empreitada para acabar com o mosquito da Dengue. Segundo ela, o combate começa dentro de casa, no quintal de cada família; se as pessoas não agirem, qualquer esforço da Administração Municipal será insuficiente para evitar a proliferação do aedes aegypti.