NOTA DE ESCLARECIMENTO
Secretaria de Saúde
seg, 31 mar 2014 - 13:24
O chumbinho é um produto utilizado irregularmente como raticida, clandestino e sem registro em órgãos competentes, de elevado risco de intoxicação.
O principal produto ilegalmente fracionado como chumbinho, o agrotóxico Temik 150 (Bayer Cropsciences) tem como ingrediente ativo o ALDICARBE, classe toxicológica I (extremamente tóxica), teve seu registro cancelado em 06/07/12 no Ministério da Agricultura e não poderá mais ser comercializado em todo o território nacional, mesmo com a finalidade agrícola.
Também foram encontrados em análises laboratoriais, outros carbamatos como metonil, carbofurano e organofosforados de uso agrícola sendo usados indevidamente e que também levam a intoxicação gravíssima a humanos e animais. Sendo que a procura pelo produto continua intensa, o comércio clandestino é o único modo de se obter o produto, pois quadrilhas de contraventores, que adquirem o produto de forma criminosa (através de roubo de carga, contrabando a partir de outros países, fracionam e/ou diluem e revendem no comércio informal).
Porém, comercializar, utilizar ou manter o produto no estabelecimento ou em casa é crime por contrariar a legislação sanitária vigente, por expor ao risco de morte a própria vida e dos demais moradores, pelo que é altamente tóxico. Muitas pessoas não sabem o risco que correm ao manter esse produto em casa.
Os principais sintomas nos casos de ingestão da substância são: vômito, suor intenso, alteração na visão, dor abdominal, diarréia, tremores e taquicardia, podendo evoluir para a morte. Caso ocorra a ingestão acidental do veneno, deve-se procurar imediatamente atendimento médico e levar o frasco contendo o produto.
Ao contrário do que muita gente pensa, por ser um veneno agrícola de elevada toxidade aguda, de forma que a morte do roedor ocorre poucos instantes após sua ingestão, o que dá a falsa impressão ao consumidor de que o produto é eficiente. Porém ele induziu a óbito ratos idosos, doentes e jovens não reprodutivos, e os demais ratos da colônia não comem e fogem para a vizinhança, se reproduzindo e dando continuidade à infestação. Ou seja, o problema não foi resolvido. Usando raticidas com registro na ANVISA (cumarínicos), que agem como anticoagulante, a morte do animal é mais lenta, fazendo com que todos os ratos da colônia ingiram o veneno, tornando-se um controle eficiente.
Para a sua proteção, de sua família e de seus animais domésticos procure orientação para realizar o controle de pragas e roedores.
A compra e venda de chumbinho é crime. Denuncie pelo fone (45) 3236 1656.
Caso o produto seja encontrado no comércio, o estabelecimento sofrerá as sanções previstas no Código Penal e no Código de Saúde do Estado.