página inicial

Outubro foi realmente rosa

Em Serranópolis do Iguaçu a campanha obteve excelentes resultados

Durante o mês de outubro foi realizada a Campanha de Combate ao Câncer de Colo de útero e Câncer de Mama, conhecida como Outubro Rosa.

Em Serranópolis do Iguaçu a campanha deste ano teve resultados muito positivos. Em um mês foram realizados exames correspondentes a 6 meses de atendimento normal.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou três datas com horário de atendimento diferenciado (dias 05 e 19 aos sábados, e dia 17 à noite), visando atender as mulheres que não podem se ausentar do trabalho nos horários normais. Durante a semana o atendimento continuou, como acontece durante todo o ano.

Com este esforço, ao final do mês foram totalizadas 130 coletas para o exame fitopatológico de câncer de colo de útero – o preventivo. Nestas oportunidades também foi realizado o exame das mamas das pacientes.

Além disso, 42 mulheres foram encaminhadas para fazer mamografia, exame que deve ser realizado a cada 2 anos pelas maiores de 40 anos de idade, por aquelas que apresentam alguma anormalidade no auto-exame ou conforme recomendação médica.

Na avaliação da Secretária Rosângela Fiametti, a campanha teve excelente resultado, já que a média de atendimentos mensais é de 20 e neste mês chegou à marca de 130 exames realizados. “Que a prevenção é o melhor caminho todos sabem. A questão agora é que todos se conscientizem da importância de reservar um tempo para cuidar de sua saúde”, concluiu a Secretária.

De acordo com a enfermeira Tamara Fracaro Sehn, é importante destacar que grande parte das mulheres atendidas neste período não costumava realizar o exame com a periodicidade adequada, e que foram orientadas quanto a importância deste cuidado. "Atingimos um público diferente, que não tinha esse hábito, o que demonstra o sucesso da campanha", concluiu.

O atendimento continua normalmente nas unidades de saúde, podendo ser agendado pelo telefone 3236 1305 em Jardinópolis e pelo 3236 1138 em Flor da Serra.