Vigilância Sanitária orienta manicures
Proprietárias de salões de beleza e manicures receberam informações de como cuidar da saúde delas e das suas clientes durante o trabalho
Secretaria de Saúde
seg, 06 mai 2013 - 11:26
No dia 29 de abril, a Vigilância em Saúde de Serranópolis do Iguaçu reuniu os profissionais de beleza no Centro Assistencial de Saúde, em Flor da Serra, para tratar de assuntos referentes ao seu trabalho.
Os assuntos abordados foram: transmissão de doenças, cuidados com os instrumentos, necessidade de o profissional usar equipamentos de proteção individual e uso de kit individual para cada cliente.
Segundo a orientação, o kit pessoal deve conter: 01 alicate, 01 lixa de pé, 01 lixa de unha, 01 empurrador e 01 palito. Fica a critério do salão o armazenamento, ou não, do kit de suas clientes. Caso a cliente não tenha kit, deve exigir da manicure material esterilizado.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Paula Zanchett, este é um cuidado essencial para a manutenção da saúde, já que várias doenças podem ser transmitidas pelo compartilhamento de instrumentos de manicure/pedicure.
A Secretaria de Saúde disponibilizou a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C para todos os profissionais que trabalham em salões de beleza e/ou realizam atendimento domiciliar (manicure).
A população serranopolitana também pode realizar estes exames nas Unidades de Saúde, gratuitamente, basta agendar o teste pelos telefones 3236 1138 (Flor da Serra) ou 3236 1305 (Jardinópolis).
Prevenir doenças é um dos objetivos da atual Adminsitração. Diagnosticar e tratar as pessoas infectadas é outro.