página inicial

29 de agosto – Dia nacional de combate ao fumo

Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta

Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua.

Basta manter um cigarro acesso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso planeta.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

A Secretaria de Saúde vem realizando ações de combate ao fumo desde julho deste ano, quando iniciou os Grupos de Tabagismo, onde fumantes recebem orientações e ajuda para largar o cigarro. Agora, no dia 05 de setembro, estará iniciando 02 novos grupos de tabagismo, interessados em parar de fumar devem entrar em contato com a enfermeira Tamara pelo telefone 3236-1305 ou no Posto de Saúde de Jardinópolis.

“Você não pode perder a chance de se ver livre do cigarro”