Ações visam manutenção da Saúde dos serranopolitanos

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Serranópolis do Iguaçu desenvolveu durante 2010, trabalhos voltados para o bem estar e manutenção da saúde dos munícipes.
A realização do Plano Municipal de Saúde 2010 a 2013 garante a continuidade dos programas desenvolvidos nessa área. As reuniões com o Conselho Municipal de Saúde discutem ações gerais da comunidade e procuram possíveis soluções para o problema exposto.
Preocupada com o número elevado de casos de câncer, a Secretaria de Saúde realizou em parceria com o Centro de Oncologia de Cascavel (Ceonc), o atendimento de 30 pessoas. O profissional deu continuidade ao trabalho palestrando sobre a detecção precoce do câncer de mama, colo do útero, próstata, pulmão, esôfago e intestino.
Os funcionários desta secretaria participaram de um curso de Fitoterapia, que foi desenvolvido em três módulos, onde estudaram as propriedades de algumas plantas medicinais e a utilização de cada uma. Este curso também abrangeu os Clubes de Mães de uma forma diferenciada, mas com o intuito de incentivar a utilização de plantas medicinais e orientação de como identificá-las e utilizá-las.
Visando identificar se há doenças que afetam os fumicultores devido ao tipo de planta que cultivam e os defensivos agrícolas usada nessa cultura, foi realizada uma pesquisa avaliando a saúde de cada trabalhador. Depois de concluída, os resultados serão avaliados para definição do próximo passo.
Também foram desenvolvidas ações voltadas para os portadores de Hepatite B, para que saibam como conviver com a doença.
A Semana da Saúde Bucal visa à diminuição das cáries no município. Em 1999 quando o programa teve início, o índice era de 08 cáries por criança e hoje, em 2010, é de 0,8 cárie. A diminuição é resultado da orientação e incentivo à escovação e outros cuidados com os dentes.
A coleta de medicamentos vencidos ou sem uso, evita que as pessoas usem os remédios que tenham em casa, podendo trazer efeitos colaterais e não combater a doença.
Os idosos também recebem atenção especial através de palestras com diversos profissionais da área de saúde, orientando sob os cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Em parceria com o Departamento de Esportes e de Ação Social, eles participam ainda do Projeto Reviver, onde desenvolvem atividades físicas nas praças do município.
As gestantes, hipertensos e diabéticos também recebem atenção especial através de palestras que são realizadas regularmente.
VIGILâNCIA EM SAúDE
A Vigilância em Saúde do município também trabalha para a manutenção da saúde dos serranopolitanos.
A coleta de produtos para análise da qualidade é uma das atividades. Por mês são coletadas 16 amostras de água, assim como também é analisado semanalmente uma amostra do leite fornecido para o programa Leite das Crianças.
São realizadas constantes inspeções sanitárias em estabelecimentos de assistência a saúde (postos de saúde, farmácias, laboratório e consultórios odontológicos), mercados, panificadoras, laticínios, fábrica de embutidos e defumados, salões de beleza e outros. Isso garante aos munícipes a certeza de comprarem em locais certificados e que atendem as especificidades da Vigilância.
Também são visitados diversos ambientes, visando obter locais livres da fumaça, prevenindo doenças causadas pelo cigarro.
A campanha de vacinação anti-rábica e felina é realizada anualmente, quando praticamente todos os animais são vacinados, evitando a propagação da raiva.
Para o combate da dengue, são feitos arrastões para recolha de material que possa acumular água, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Obras e Viação. Também trabalhos educativos nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação.
Ainda são desenvolvidas atividades de educação em saúde para profissionais do setor regulado, como salões de beleza.
A Vigilância é a responsável pela busca ativa, visita domicílios e estabelecimentos para atendimento de denúncias, liberação de anuência prévia, cadastros de locais com solo possivelmente contaminado.
Para tudo isso, os agentes passam por capacitações e treinamentos, garantindo um bom atendimento aos serranopolitanos.

21/12/2010