Serranópolis avalia saúde de Agricultores
Foram coletadas amostras de 100 pessoas que trabalham com a cultura do fumo, para avaliar a presença de doenças causadas por agrotóxicos
Secretaria de Saúde
qua, 03 nov 2010 - 06:17
A Secretaria de Saúde de Serranópolis do Iguaçu, em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas da Uniamérica está realizando um projeto de pesquisa sobre a saúde dos trabalhadores da cultura de fumo no município.
Cerca de 100 agricultores participaram da coleta de sangue para a realização de exames como Colinesterase, AST, ALT e GAMA – GT. A partir desses exames, que são gratuitos, será possível detectar qualquer alteração hepática naqueles que trabalham diretamente ou indiretamente com agrotóxicos.
As coletas foram realizadas nas comunidades de Santo Antonio Pinheirinho e São José Pinheirinho. Os responsáveis pelo projeto são Sirlei Pezzini Rodrigues, farmacêutica bioquímica da Uniamérica, Formandos do curso de Biomedicina da Uniamérica e Secretaria Municipal de Saúde de Serranópolis do Iguaçu.
“Os resultados serão tabulados e repassados à comunidade em reuniões, para que assim possamos avaliar se a cultura do fumo faz mal à saúde e a intensidade disso. Também será importante para que os agricultores tomem mais cuidado ao manusear agrotóxicos”, avaliou Rosangela Fiametti, diretora de saúde de Serranópolis do Iguaçu.
Assessoria de Imprensa
03/11/2010