página inicial

Serranópolis realiza campanha preventiva contra Dengue

Conscientização e a participação da população é a melhor arma contra o mosquito

Para prevenir um possível surto de dengue no município, Serranópolis do Iguaçu tem realizado campanhas preventivas. A campanha se desenvolve principalmente nos meios de comunicação, nas escolas e através dos agentes de saúde.

Nas escolas, as professoras discutem o assunto intensamente, destacando para os alunos a importância de manter o quintal limpo, sem focos da dengue assim como identificar os sintomas da doença.

O trabalho preventivo teve início em dezembro de 2009 quando os agentes de endemias, de saúde e funcionários da Secretaria de Obras realizaram um arrastão. Durante o arrastão foram entregues panfletos e identificado os locais propícios ao desenvolvimento do mosquito.

Os agentes de endemias também não acompanharam o calendário de férias coletivas dos outros funcionários do poder público municipal. “Medidas que foram tomadas para evitar um possível surto no verão, período que facilita a reprodução do mosquito”, afirmou o Secretário de Saúde Luiz Ferri.

“Nós realizamos a limpeza antes dos primeiros casos aparecerem, o que facilita o nosso trabalho agora. Segundo os agentes eles chegam a percorrer quatro quarteirões sem encontrar foco do mosquito”, frisou.

A participação da população não se restringe a cuidar do seu quintal, mas também de fiscalizar o quintal dos vizinhos. “Precisamos que a população ligue e denuncie se alguém na vizinhança não toma os devidos cuidados. A dengue afeta a todos nós”, relatou Paula Zanchett, da Vigilância Sanitária.

Serranópolis apresenta atualmente nove casos confirmados, sendo quatro do município e cinco importados, são pessoas que trabalham em outros municípios e contrariam o vírus. Outros 31 casos aguardam confirmação.

“A única forma de evitar a doença é a prevenção, e a prevenção depende de cada morador”, finalizou o secretário.

Assessoria de Imprensa

19/03/2010