Programa nascer no Paraná é apresentado em Serranópolis

Nos últimos anos, ações foram implementadas, como os centros de saúde da mulher e da criança, as referências para a gestação de alto risco, as casas da gestante e a ampliação dos leitos de UTI neonatal.

A 9° regional de saúde da cidade de Foz do Iguaçu realizou na sexta-feira (29) uma importante reunião no município de Serranópolis do Iguaçu, onde o objetivo era apresentar o programa da secretaria de estado denominado de “nascer no Paraná”.
A redução da mortalidade materna e infantil é prioridade do governo do estado, signatário dos pactos nacional e estadual pela redução da mortalidade materna e neonatal. Ela é um desafio para os serviços de saúde e para toda a sociedade, principalmente se considerarmos que a maioria das mortes materna e infantis são evitáveis.

Para avançar na redução da mortalidade materna e infantil, a secretaria propõe novos passos e uma mobilização social. São eles: implantar comitês municipais de mobilização pela redução da mortalidade materna; organizar um sistema de busca ativa e cadastramento de todas as gestantes; garantir pré-natal a todas as gestantes; garantir referência pré-estabelecida para assegurar assistência ao parto garantir acompanhamento da criança no primeiro ano de vida.

01/02/2010