página inicial

Promovendo a inclusão: Professores da Rede Municipal de Ensino participam de roda de conversa sobre alunos com TEA

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
29/05/2023 21h00

Na última sexta-feira (26), os professores da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu e do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista (CMEI) participaram de uma roda de conversa com o professor Dr. Douglas R. Borella. O evento teve como tema principal "A diversidade escolar: o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em questão".

A atividade proporcionou um espaço de reflexão e troca de experiências sobre a inclusão de alunos com TEA nas salas de aula. Dr. Douglas R. Borella, especialista no assunto e reconhecido por seu trabalho e atuação na área, compartilhou seus conhecimentos e orientações práticas com os educadores presentes. "A pauta desta conversa foi novamente o Autismo, que vem sendo objeto de muito estudo e pesquisa na área educacional e o quanto que o setor educacional está necessitando de conhecimento, experiências e informações acerca do trabalho com essa população. Obviamente, aumentando o índice de crianças autistas entende-se que há a necessidade de práticas pedagógicas adequadas bem como terapias adequadas para esta população" explicou.

Durante a atividade, os professores tiveram a oportunidade de discutir desafios comuns enfrentados ao lidar com a diversidade de estudantes com TEA e buscar estratégias eficazes para promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

Para a professora Rosélia Sezerino Fenner o momento foi de grande importância para os educadores. "O tema sobre o autismo é muito importante porque atualmente é um desafio que nos enfrentamos em sala de aula, tendo em vista que este é um assunto onde os estudos evoluíram a pouco tempo e a demanda que temos em sala de aula tem aumentado. Por isso avaliamos muito importante a presença do professor Douglas, que sempre vem agregar a nossa prática em sala de aula".

Segundo o professor Borella a roda de conversa proporcionou não apenas um espaço para adquirir conhecimentos teóricos, mas também para compartilhar experiências práticas e buscar soluções conjuntas. "Não venho necessariamente para trazer respostas e conhecimentos, mas sim para trocar experiências, práticas e também aprender com os professores e com isso fortalecer ainda mais o trabalho que já é realizado com excelência no município. Todos sabem que Serranópolis do Iguaçu é referencia nacional em educação é gratificante fazer parte deste processo" concluiu.