página inicial

Professora de Serranópolis do Iguaçu integra delegação do Paraná que participou da pesquisa Alfabetiza Brasil

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
26/04/2023 21h00

A professora da Escola Municipal, Elaine Wessler, participou na última semana da pesquisa Alfabetiza Brasil realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a pesquisa foi realizada com professores alfabetizadores para compreender quais são os conhecimentos e as habilidades que uma criança alfabetizada deve ter.

Durante a avaliação, os professores precisaram responder à pesquisa com base em sua experiência profissional, considerando se estudantes alfabetizados são capazes de realizar as tarefas apresentadas.

"Eu fui a Porto Alegre representar Serranópolis do Iguaçu em um evento nacional de alfabetização. Essa foi uma oportunidade muito gratificante, pois de todos os municípios do Paraná, apenas nove cidades estavam lá e do Oeste do Paraná somente a nossa. Para esse evento foram selecionados os municípios que tiveram destaque na educação obtendo os melhor índices nas avaliações de desenvolvimento como o IDEB", contou a professora.

Ela foi selecionada entre as docentes do município por atender aos seguintes requisitos: ter formação em pedagogia, Experiência docente mínima de cinco anos em turmas de alfabetização; estar atuando em turma do 2° ano do ensino fundamental no ano letivo de 2023; e ter reconhecimento da qualidade do seu trabalho como alfabetizadora por parte da comunidade escolar. A professora teve todos os custos da viagem custeados pelo INEP e conta que sua participação é resultado do trabalho desenvolvido por toda a equipe.

"é um orgulho pertencer a uma equipe tão dedicada quanto a nossa. Só temos esse resultado devido ao trabalho realizado por toda a equipe. Trabalhamos todos juntos, com muito amor, desde a pré escola até o quinto ano, onde é realizada a avaliação do IDEB. E quem ganha com isso são os alunos, as famílias, e todo o nosso município que forma crianças críticas e com bom desenvolvimento e que serão excelentes profissionais e excelentes pessoas", enalteceu.

A pesquisa foi realizada em todo o Brasil e ouviu 341 professores alfabetizadores de todas as capitais e 291 municípios, com bons resultados no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Do Paraná participaram docentes de Curitiba, Maringá, Bom Sucesso do Sul, Jainópolis, Floraí, Boa Esperança, Atalaia, Londrina e Serranópolis do Iguaçu, sendo este o único município da região oeste com representação na delegação.

Com informações da Agência Brasil