Estudos do PNAIC são retomados

Formação continuada de alfabetizadores para garantir o sucesso dos alunos

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
03/04/2014 14h12

As atividades do PNAIC 2014 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), no município de Serranópolis do Iguaçu, tiveram início na última quarta-feira, dia 02 de abril. A formação destinada aos professores dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental retoma os conceitos da Língua Portuguesa e inicia também os conceitos da Língua Matemática.

No primeiro encontro com os professores alfabetizadores, a Secretária Municipal de Educação Maria Madalena Bertolini, Coordenadora Municipal do PNAIC, Gilvana Henicka e a Orientadora Municipal do PNAIC, Lorena Andriollo Malacarne, esclareceram as regras e metodologias a serem trabalhadas na formação continuada.

Na avaliação da Orientadora Municipal além da mobilização nacional, o Pacto articula a formação continuada com material didático específico para a alfabetização e a avaliação. A forma de trabalho que o MEC propõe já desenvolvemos no município, mas com a formação os professores têm um aprofundamento, além de novos conhecimentos, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. é preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática”.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.

A participação do município nas ações do Pacto tem a intenção de garantir aos professores o direito à formação continuada e à melhoria da prática pedagógica, e também o mais importante: garantir o sucesso dos alunos e a plena alfabetização.