Serranópolis trabalha Educação Ambiental

Projeto foi desenvolvido com alunos da Escola Municipal

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
19/11/2013 09h21

O trabalho de educação ambiental está presente nas ações do município de Serranópolis do Iguaçu. Todos os anos são criados projetos que participam das atividades desenvolvidas na Escola Parque.

A Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu já tem por prática enviar educadores para participarem das atividades e a cada ano são desenvolvidos diferentes projetos na área do meio ambiente.

Educação Ambiental na Prática

Neste ano de 2013 o desenvolvimento deste trabalho iniciou no mês de abril. Participaram as professoras: Rosani Tormes Tossatti e Karin Juliane Hoyer. Os encontros foram nas cidades de Céu Azul, Capanema, Matelândia, em abril, junho, agosto, setembro, outubro e o encerramento no mês de novembro em Foz do Iguaçu.

Em cada encontro eram trabalhados temas ligados ao meio ambiente através de palestras e atividades complementares.

O desafio de quem participava destes encontros era de por em prática um projeto que fosse realizado em seu município. Em Serranópolis do Iguaçu o projeto desenvolvido pelas professoras foi nomeado: Educação Ambiental na Prática com a Restauração do Bosque Municipal.

O trabalho foi desenvolvido com os alunos do pré 1B e C. Em cada encontro eram discutidos todos os projetos e repassadas orientações quanto ao desenvolvimento e aplicação das atividades para os alunos.

A programação desenvolvida aqui no município foi iniciada com o conhecimento do Parque Nacional do Iguaçu por parte dos alunos, acompanhados das professoras, seguindo as instruções dos responsáveis. O próximo passo foi trabalhar o desenvolvimento das árvores, onde os alunos visitaram o Viveiro Maldaner. No mês de setembro foi efetuado o plantio de árvores no Bosque Municipal e cada aluno plantou uma árvore.

Para a professora, Rosani Tormes Tossatti, com a surpresa dos alunos nestas visitações ficou clara a integração entre ser humano e natureza nós já havíamos explicado aos alunos sobre a fauna e a flora, e quando fomos visitar o Parque Nacional do Iguaçu os alunos ficavam surpresos com a casa dos passarinhos, com toda a paisagem e ficaram cientes da importância de se fazer a conservação ambiental e colaborar com o meio ambiente”, falou Rosani.

O projeto foi encerrado no encontro em Foz do Iguaçu nos dias 12 e 13 de novembro. A avaliação da professora Rosani é positiva aprendemos bastante no desenvolvimento deste projeto, ressalto o apoio de toda a escola, da Administração Municipal, e foi muito gratificante para nós o resultado que obtemos com os alunos, principalmente na conscientização ambiental”, encerrou Rosani Tormes Tossatti.