Realizado Seminário Municipal PNAIC

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
05/11/2013 14h26

Os professores da Rede Municipal do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental do município de Serranópolis do Iguaçu encerraram no dia 05 de novembro, com o Seminário Municipal, a formação continuada do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

O PNAIC é um programa do Governo Federal que visa, através da formação continuada dos professores de 1° a 3° ano, a alfabetização dos alunos até 8 anos de idade, ou seja, fim do 3° ano.

Durante o ano de 2013, os professores participaram da formação com a orientadora Lorena Andriollo Malacarne, na área de Língua Portuguesa, em encontros presenciais, totalizando 120h. Tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos nas seguintes áreas: concepção de alfabetização, currículo no ciclo de alfabetização, planejamento do ensino de alfabetização, interdisciplinaridade, o funcionamento do sistema de escrita alfabética, jogos e brincadeiras no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, exploração da literatura infantil, gêneros textuais, sequências didáticas, projetos didáticos e avaliação da alfabetização.

Para subsidiar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu recebeu materiais de formação, jogos pedagógicos e livros paradidáticos para leitura. Todo esse trabalho visa à qualidade e melhoria na aprendizagem dos alunos.

O Seminário Municipal foi abrilhantado pelas professoras alfabetizadoras que com muito carinho e compromisso ensaiaram seus alunos para as apresentações e relato de suas práticas em sala de aula.