Feira do Livro aproxima serranopolitanos à leitura

Evento da Administração Municipal traz literatura para perto da população

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
09/05/2013 14h26

A XIII Feira do Livro foi realizada nos dias 06 e 07 de maio. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, é a oportunidade anual dos serranopolitanos comprarem livros perto de casa.

Esta edição contou com acervos bibliográficos variados, contemplando de literatura infantil a adulta, inclusive oferecendo jogos didáticos. Desta forma a expectativa de vendas foi superada, atingindo a marca de R$ 8 mil em livros vendidos. Parte (15%) do valor arrecadado será revertido em livros para a Biblioteca Municipal e para a Secretaria de Educação.

Segundo a Secretária Maria Madalena Bertolini, o objetivo deste evento é aproximar as diversas obras literárias à comunidade serranopolitana, bem como mobilizar essa comunidade para a importância do hábito da leitura. Um hábito poderoso que nos faz descobrir e conhecer mundos e ideias”, declarou.

Durante o evento foram realizadas diversas apresentações pelos alunos das Oficinas Culturais, coordenadas pela Diretora de Cultura, Silvani Tenório. Também apresentaram-se no evento a Orquestra Violões de Ouro, de Itaipulândia; e, a Tia Loló, personagem contadora de histórias interpretada pela professora Valdete, de São Miguel do Iguaçu.

No segundo dia do evento também foi realizada a entrega de uniformes aos pais dos alunos da rede municipal de ensino, cada um dos 510 alunos tem direito a receber gratuitamente uma muda (shorts e camiseta) da Administração Municipal. Na oportunidade também foram entregues os boletins referentes ao 1° bimestre do ano letivo da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu.

Os visitantes da Feira do Livro puderam contemplar, além dos livros, um pouco da história do Caminho do Colono. No ambiente estavam expostos fotos e folders retratando a luta para a reabertura do mesmo, divulgando também o projeto de estudo e elaboração de livros no qual uma equipe de professores está envolvida.

Para as mamães os alunos já deixaram suas homenagens na forma de cartazes, que decoravam as paredes do Clube Aliança. Também foram divulgadas as Experiências Pedagógicas do Programa Agrinho 2013, com participação de alunos e professores da Escola Municipal.

No encerramento houve sorteio de 25 prêmios, entre eles um celular e uma bicicleta, doados por empresas patrocinadoras do município e região.