Pacto de Alfabetização é aplicado em Serranópolis

Professores e Município assumem compromisso de unir esforços pela alfabetização na idade certa

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
26/03/2013 12h23

No dia 11 de março houve o primeiro encontro da formação continuada dos professores serranopolitanos pelo Pacto de Alfabetização. A adesão dos profissionais é voluntária e foi realizada por 100% do quadro de docentes alfabetizadores, demonstrando que professores e Município estão alinhados no compromisso assumido através do Pacto.

O Pacto pela Alfabetização na Idade certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até - no máximo – 8 anos de idade, quando chegam ao final do ciclo de alfabetização, no 3° ano do ensino fundamental.

Esta ação tem abrangência nacional, e é constituída por um conjunto integrado de ações materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizadas pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Em 2013 esta formação é na área de Língua Portuguesa e no próximo ano em Matemática, com 120 horas de estudos em cada ano, que acontecem sempre fora do horário de expediente.

A participação de 100% dos professores do 1° ao 3° ano do ensino fundamental de Serranópolis do Iguaçu gerará aos alunos oportunidades significativas de aprendizagem, informou Lorena Andriollo Malacarne, orientadora municipal do Pacto de Alfabetização. Segundo ela, o trabalho proposto na formação continuada, além de permitir reflexões aprofundadas sobre o processo de alfabetização com base no letramento, proporciona melhores condições de uso dos materiais didáticos e elaboração de recursos para auxiliar o professor em sala de aula.

Lorena ainda apontou um fator bastante relevante: Os professores municipais do ciclo de alfabetização estão engajados e comprometidos com o processo educativo na alfabetização na idade certa”.