Educação de Serranópolis é exemplo de qualidade

Professora pesquisadora da PUC-RS visita o município para desenvolvimento de pesquisa sobre o ensino público

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
26/06/2012 11h49

A primeira posição no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Paraná, em 2009, atraiu a professora e pesquisadora, Doutora Marta Luz Sisson de Castro, para estudar os diferenciais da Educação Municipal de Serranópolis do Iguaçu.

Marta desenvolve uma pesquisa sobre Condições de Trabalho do Professor de Educação Municipal da Região Sul – Implicações para a Qualidade”, para a qual estuda a educação de alguns municípios destaque dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como amostragem, visando à obtenção de parâmetros que influenciam positivamente no resultado do trabalho dos professores.

Durante sua visita, que aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, a pesquisadora fez uma análise inicial: apontou o sistema de avaliação interno e os cursos de capacitação continuada oferecidos aos professores como fatores que beneficiam a qualidade do ensino serranopolitano.

A doutora ainda observou que a Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu oferece uma estrutura privilegiada, tanto para os alunos como para os professores. Que, de acordo com ela, é uma realidade rara na rede pública de educação.

Segundo Marta, o objetivo desta pesquisa é fomentar o desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam o quadro docente do ensino público. Estudamos os fatores exemplares - aplicáveis em outras realidades - que tornam a profissão de educador mais atraente, qualificando os recursos humanos da educação pública, garantindo então seu melhor desempenho”, explicou.